Português, perguntado por madsonhd1113, 6 meses atrás

Em busca de outras vidasEm 1686, mesmo ano em que Isaac Newton publicou o seu monumental Princípios matemáticos da filosofia natural, no qual elabora as leis do movimento e da gravitação, o francês Bernard Le Bovier de Fontenelle publicou Conversas sobre a pluralidade dos mundos, em que especula sobre a possibilidade de existência de vida em outros planetas. O texto retrata uma conversa fictícia entre um filósofo e uma marquesa, ao longo de passeios noturnos pelos jardins de seu castelo. Fora o fato de a marquesa ser uma rara protagonista feminina num livro do século 17, Fontenelle mostra sua modernidade ao atribuir a ela uma intuição apuradissíma, que muitas vezes inspira e mesmo confunde o filósofo, que logo acolhe a confusão como parte indispensável do conhecimento. GLEISER, M. Folha de S. Paulo, 26 abr. 2015. A característica atribuída pelo autor do texto ao fato de Fontenelle ter criado "uma rara protagonista feminina" dotada de "intuição apuradíssima" é.

Soluções para a tarefa

Respondido por oliveiraconcursos
2

Através do trecho do texto "Em busca de outras vidas",  podemos perceber que a grande característica da personagem ser dotada de feminismo.

 

O autor do texto demonstra que para as obras da época, o fato de se ter uma  figura feminina como personagem principal no livro, foi um ato modernista. Já que até então o ponto de visto apresentado pela literatura partia de figuras masculinas.

 

Logo, a personagem surge no livro como uma mulher feminista, que buscava o conhecimento acima de tudo e que tinha a determinação de falar quando sentia que suas ideias estavam sendo contrariadas, demonstrando sua intuição.

Perguntas interessantes