em bora a água seja conhecida cmo "Solvente ", devido a capacidade de dissolver boa parte das substâncias conhecidas a água so conseguir dissolve substâncias já as substâncias chamadas de cmo óleo não se dissolvem em água pois são consideradas se históricas ? porq
Soluções para a tarefa
Resposta:
água é, sem dúvidas, uma das substâncias mais importantes que conhecemos. Sem ela, a vida como concebemos hoje não seria possível, uma vez que todos os seres vivos apresentam água em sua composição, e diversas reações químicas só ocorrem em meio aquoso.
Além disso, não podemos nos esquecer de que vivemos em um planeta que se destaca pela grande quantidade dessa substância, a qual é encontrada no estado sólido, líquido e gasoso. A seguir falaremos mais sobre a água, enfocando, entre outros aspectos, sua parte química, sua importância para todos os seres vivos, seu ciclo e a questão da água no planeta.
[publicidade_omnia]
→ Composição da água
A água é uma substância formada por dois átomos de hidrogênio e um átomo de oxigênio (H2O). Esses elementos unem-se graças às ligações chamadas de covalentes ou moleculares, que são caracterizadas pelo compartilhamento de elétrons presentes na última camada eletrônica para adquirir estabilidade.
A molécula da água é angular, e o ângulo formado entre os átomos é de 104,5 graus. Essa angulação garante polaridade à molécula, que, por sua vez, faz com que a água seja um dos principais solventes existentes no planeta. Analisando isoladamente a molécula da água, ela terá um formato semelhante à letra V.
As moléculas de água unem-se por ligações de hidrogênio. Essas ligações acontecem em virtude da atração exercida pelos átomos de oxigênio aos átomos de hidrogênio das moléculas vizinhas. Essa atração acontece, pois o hidrogênio é levemente positivo e é atraído pelo oxigênio levemente negativo de outra molécula.
A água no estado sólido apresenta ligações mais duráveis. Já no estado líquido, as ligações de hidrogênio são desfeitas e refeitas rapidamente, o que garante a fluidez da água. No estado gasoso, as moléculas não estão ligadas por essas ligações, sendo encontradas, portanto, de maneira individual.
→ Água como solvente universal
A água possui grande capacidade de dissolver diversas substâncias, o que a torna um “solvente universal”. Para agir como solvente, a água deve interagir com o soluto, promovendo a separação das substâncias ou realizando novas ligações. Essa propriedade é explicada pela polaridade da molécula.
Quando substâncias iônicas são colocadas na água, por exemplo, esse solvente consegue separar os íons do soluto, em um processo conhecido como hidratação. Quando compostos não iônicos, como o açúcar, são misturados a ela, o processo é diferente. Nesse caso, as moléculas do soluto estabelecem pontes de hidrogênio com moléculas do solvente.
Quando analisamos a afinidade de uma substância pela água podemos classificá-las em hidrofílicas ou hidrofóbicas.
Substâncias hidrofílicas: apresentam afinidade pela água. Vale destacar que a substância hidrofílica não necessariamente se dissolverá na água.
Substâncias hidrofóbicas: não apresentam afinidade pela água. Um exemplo é o óleo de cozinha que não se mistura com a água.
A água não é encontrada exclusivamente no meio ambiente, estando presente também na composição dos seres vivos. De acordo com o organismo analisado, a quantidade de água pode atingir porcentagens extremamente altas, como é o caso das águas-vivas, que possuem seu corpo formado por 98% de água. Nos seres humanos, a água corresponde a aproximadamente 70% da massa corpórea.
Nos seres vivos, a água desempenha variadas funções. Veja a seguir as principais delas:
Transporte de substâncias pelo corpo;
Eliminação de substâncias tóxicas ou em excesso;
Regulação térmica do organismo;
Diminuição de atrito por meio da lubrificação de superfícies;
Dissolução de substâncias para a realização de reações metabólicas.