Saúde, perguntado por andreiamariasilva, 11 meses atrás

em baze ao comportamento anormal pode-se dizer que ​

Soluções para a tarefa

Respondido por GhSh6130387
1

Resposta:

Quando pensamos em bem-estar animal, muitas vezes já associamos a ocorrência de comportamentos anormais ou estereotipias como indicadores de que o animal não está em boas condições de bem-estar. Mesmo que tais indicadores não sejam inequívocos e, assim, sejam contestados como tais, conforme já discuti aqui no blog, é importante saber quando um animal está expressando um comportamento considerado anormal ou estereotipado para ajudar na interpretação das condições em que o animal está. Entretanto, o que é um comportamento anormal? O que é uma estereotipa? Seriam sinônimos?

Muitas pessoas confundem esses termos e os usam como sinônimos, mas eles não tem exatamente o mesmo significado. Segundo o dicionário de Comportamento Animal do doutor David McFarland, comportamento anormal pode ser definido como “um comportamento que ocorre como resultado de uma condição patológica, incluindo ansiedade e estresse, sendo visto algumas vezes em animais cativos, onde ele deve assumir a forma de comportamento estereotipado ou apatia”. No mesmo dicionário, podemos ainda encontrar definições para comportamento estereotipado e também para estereotipias, que também não são exatamente sinônimos.

Segundo McFarland: “comportamento estereotipado representa qualquer comportamento que é repetitivo e relativamente fixo na forma de expressão. Exemplos incluem estereotipias, comportamento habitual ou rotineiro, e comportamento que é necessariamente repetitivo, tal como escavação. Comportamento estereotipado não é necessariamente anormal, mas ele geralmente ocorre em animais cativos”. Já as estereotipias, segundo McFarland, podem ser definidas como “um tipo de comportamento repetitivo que aparece sob condições de estresse… Estereotipias são um importante aspecto do estudo do bem-estar animal”.

Com base nisso, podemos ver que a estereotipia é um tipo de comportamento estereotipado que ocorre em condições de estresse, enquanto o comportamento estereotipado nem sempre é associado a situações estressoras, pois pode ser um comportamento habitual naturalmente repetitivo. Já o comportamento anormal sempre é visto como consequência de alguma patologia como estresse ou ansiedade em condições intensas e ruins, que incluem as estereotipias, mas não são restritos a elas. Por exemplo, um animal cativo quando apático por estar frustrado no ambiente, está expressando um comportamento anormal (apatia) sem que isso seja expresso na forma de uma estereotipia.

Assim, podemos dizer que as estereotipias são um tipo de comportamento anormal que são expressas em forma de comportamentos estereotipados. Ou seja, toda estereotipia é um comportamento anormal e estereotipado, mas nem todos os comportamentos anormais são expressos por comportamentos estereotipados, portanto, nem sempre são expressos como estereotipias.  Além disso, nem todo comportamento estereotipado é uma estereotipia, podendo ser, inclusive, um comportamento tido como natural da espécie.

Explicação:

Perguntas interessantes