Sociologia, perguntado por Gabrielalima1669, 1 ano atrás

Em Barcelona, em 2012 e 2013, a cada 15 minutos uma família recebia ordem de despejo. Desde então, o panorama da habitação mudou totalmente. "(...) Estamos assistindo uma onda de especulação imobiliária (...) que agora se foca no aluguel", explica Daniel Pardo da Associação de Moradores para um Turismo Sustentável. "Este fenômeno pôs em marcha um processo acelerado e violento de expulsão de inquilinos", acrescenta. Onde a pressão da especulação imobiliária internacional e a indústria do turismo causaram um aumento substancial nos preços dos aluguéis, os catalães têm hoje de gastar mais de 46% dos seus salários com o aluguel. Para os jovens até os 35 anos, a taxa de esforço aumenta até os 65% (...). "Não queremos que os habitantes de Barcelona sejam substituídos por pessoas com maior poder de compra", diz a porta‐voz do Sindicato dos Inquilinos. Só em Barcelona, 15 fundos de investimento imobiliário possuem 3.000 apartamentos. "Os habitantes querem a sua cidade de volta". Reportagem de Ulrike Prinz para o Goethe‐Institut Madrid. Maio/2018. Adaptado. Os conceitos que explicam as dinâmicas urbanas descritas no excerto são: (A) Financeirização e Industrialização. (B) Gentrificação e Segregação. (C) Aglomeração e Conurbação. (D) Industrialização e Segregação. (E) Conurbação e Gentrificação.

#FUVEST

Soluções para a tarefa

Respondido por arilsongba
41

A resposta correta é a letra B) Gentrificação e Segregação.

A cidade de Barcelona é considerada como um dos principais destinos turísticos do mundo, por esse motivo é visto uma intensa especulação do setor imobiliário além da comercialização em espaços livres que ocorrem normal na cidade.

Além dos mais nós temos a gentrificação que são representadas por alterações na região, que ocorrem novos pontos comerciais e residenciais valorizadas que afetam a população de baixa renal e a segregação socioespacial.

Bons estudos!

Respondido por Danas
1

A gentrificação é o remodelamento de regiões periféricas que se tornam de regiões de padrão mais elevado, geralmente ocorre junto com a segregação de parte dessa população, revelando uma grande desigualdade social (alternativa B).

A gentrificação e a especulação imobiliária

A gentrificação ocorre com a modificação de favelas, cortiços e comunidades, geralmente para áreas nobres, gerando especulação imobiliária em determinada região.

O problema é que as pessoas passam a ser expulsas dessas áreas por não conseguirem arcar com as despesas que ocorrem com a elevação dos custos das habitações e pontos comerciais.

Venha estudar mais sobre a periferização em:

https://brainly.com.br/tarefa/45387927

Anexos:
Perguntas interessantes