Biologia, perguntado por fanninoronha3538, 10 meses atrás

Em aves domésticas a determinação do sexo faz pelo sistema Z Ze W o gene B determina a plumagem colorida é dominante sobre o b que determina plumagem Branca esses genes estão ligados aos cromossomos Z.machos são Z Ze fêmeas ZW.um granjeiro quer obter uma geração em que pouco tempo após o nascimento machos e fêmeas possam ser diferenciados pela cor .como deverão ser progenitores dessa geração?

Soluções para a tarefa

Respondido por giovannisantana03
29
Olá,

Então, este exercício pode ser resolvido com uma análise de gerações e interpretando os dados que o exercício forneceu. Para a diferenciação, suponhamos que as fêmeas deverão ser as brancas e os machos deverão ser os coloridos. Isto fica adequado uma vez que as fêmeas são hemizigotos - ou seja, ZW - onde a dominância não é um fator que influencia já que o gene está no cromossomo sexual Z e ela só possui 1 deste cromossomo.
 

O cruzamento ideal seria: Um macho homozigoto recessivo bb  x B Uma fêmea hemizigoto dominante, porque assim, os gametas que o macho mandarão serão: b sempre. E se a fêmea mandar o alelo W que determina o sexo feminino, a fêmea será branca porque o único alelo possível mandado pelo macho é o recessivo. Caso ela mande o alelo B e com isso o cromossomo Z, sairá um macho e ele será colorido uma vez que o B sempre inibirá a expressão do b.
Perguntas interessantes