Em atenas, a liberdade era um direito de nascença; está liberdade significava “viver como se quisesse” na sociedade, e o poder soberano da maioria, no campo político. O termo “igualdade” era uma senha e significava “isonomia”, ou igual liberdade de expressão.
Para os antigos a imagem da democracia era completamente diferente: falando de democracia eles pensavam em uma praça ou então em uma assembleia na qual os cidadãos eram chamados a tomar eles mesmos as decisões que lhe diziam respeito. “Democracia” significava o que a palavra designa literalmente: poder do demos e não, como hoje, poder dos representantes do demos.
A consolidação do ideal democrático grego se baseava em um princípio de isegoria/isagoria, a igual liberdade de expressão na praça pública. Este direito, bem como os demais direitos significativos que davam base a democracia se estendiam a que classe ?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Se estendia apenas aos cidadãos de Athenas. Escravos e estrangeiros não tinham o direito de participar das assembleias. Vale levar em consideração que as reuniões ocorriam na Pólis (Ponto alto da cidade) e só quem vivia perto do ágora (local onde ocorria as reuniões da assembleia) eram os mais ricos e importantes.
Explicação:
Alternativas encontradas:
A) Todos os cidadãos, sendo apenas excluídos aqueles que cometeram algum crime.
B) Apenas a um casta guerreira que inspirava os ideias gregos clássicos.
C) Apenas aqueles dotados da virtude da sabedoria, sendo um prenúncio do ideal sofocrático.
D) A uma pequena parte da população, expondo os limites patriarcais e escravocratas dessa sociedade.
E) A todos os cidadãos, sendo apenas excluídos os estrangeiros.
Alternativa correta: D)
A cidadania ateniense era concedida a um grupo bastante restrito de pessoas, sendo considerados como portadores deste direito apenas homens, maiores de idade, nascidos em Atenas e livres.