em aspectos o Brasil se diferencia dos outros países da América latina?
(resumida)
Soluções para a tarefa
Resposta:
1 – Língua
Enquanto grande parte dos países da América Latina têm o espanhol como língua oficial, o Brasil tem o português. As línguas em um primeiro momento se parecem muito, mas analisando e tentando dialogar com um nativo, percebe-se que essa simultaneidade, não é real. E se fazer negócio com profissionais que falam a mesma língua já é complicado e desgastante, imagine dialogar com um profissional que fala outra língua e que pouco se conhece. Não será tarefa simples. A dica aqui é a seguinte: domine o idioma do país com que você quer fechar negócio ou garanta que um dos seus parceiros tenha esse domínio. Assim, você evita constrangimentos e ainda tem a chance de fechar um ótimo negócio.
2 – Economia
Mesmo em cenários parecidos de instabilidade econômica e política, encontram-se diferenças entre os países da América Latina. A moeda da Argentina, por exemplo, vale menos que a do Brasil. Outra diferença bastante acentuada entre países desse bloco, refere-se ao crescimento. Enquanto países como Colômbia e Bolívia têm apresentado um elevado aumento, Venezuela e Argentina apresentam fortes crises políticas e econômicas. Estar atento a essas instabilidades, fará com que a entrada da sua empresa nesses países seja mensurada e analisada, permitindo ser realizada no melhor momento possível.
3 – Cultura
A cultura propriamente dita, é outro fator a ser considerado na hora de decidir investir no mercado internacional, isso porque o produto/serviço da sua empresa precisa estar adequado àquele mercado onde deseja ser inserido. Por exemplo, de nada adianta investir tempo e dinheiro para comercializar a erva mate do jeito que é feita no sul do Brasil para comercializá-la no Paraguai e na Argentina. Nesses países, a erva é muitas vezes enriquecida com outras ervas e admite-se o uso de açúcar. Saber disso antes de começar o processo de exportação, é essencial para o sucesso e a manutenção do produto e por consequência, da empresa no mercado internacional. Conte com parceiros que façam essa análise e busquem a aproximação entre produto e empresa, a fim de minimizar os impactos negativos.