Pedagogia, perguntado por josianeleite1, 11 meses atrás

Em artigo recente as autoras BONADIO e MORI, ao tratarem de fazer uma revisão sobre o tema da hiperatividade, citam o seguinte trecho do qual um autor revela que nossa cultura estaria de alguma forma dando origem a comportamentos que levam à hiperatividade :

“Na revisão sistemática da literatura empreendida por Polanczyk (2008) a prevalência do TDAH entre crianças e adolescentes foi estimada em torno de 5%, com heterogeneidade significativa motivada pelas estratégias de avaliação e diagnóstico. O autor levanta a hipótese que o TDAH seria um produto da cultura ocidental e se avaliado de forma similar em vários países, os resultados seriam semelhantes.”

A partir da leitura desse trecho do artigo, responda:

1- Para você, quais fatores em nossa cultura ocidental podem estar produzindo esse tipo de comportamento em crianças e adultos?

2- Quais ações acredita que poderiam atenuar esse forte crescimento de comportamento de hiperatividade em crianças e adultos?







Soluções para a tarefa

Respondido por Matheusieti
2

A não inclusão adequada dentro do sistema escolar, o que gera consequências na formação dos indivíduos, e, interfere no processo de educação quando esses ex-alunos formam família e matriculam seus filhos na escola.

A sociedade de consumo nos dias de hoje assim como a necessidade de tudo se tornar mais rápido desenvolve uma perda de atenção latente, facilitando assim os déficts.

Para finalizar, entendemos que o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade ser uma patologia neurobiológica, tem como seus sintomas, atividades diferentes as apresentadas no TC, TOC, ou TDO, podendo ser identificados na infância, onde o primeiro diagnostico, geralmente é feito nas escolas, através da percepção da falta de atenção do aluno as atividades desenvolvidas e até mesmo inquietude.

Perguntas interessantes