Em ambientes assolados por predadores é fundamental para a sobrevivência da espécie a capacidade de avisarseus semelhantes sobre a presença de um perigo. Ao ser molestada, a anêmona-do-mar libera na água umasubstância denominada antopleurina, que atua como um alarme fazendo com que as outras anêmonas que estejamnas proximidades se contraiam em atitude de defesa. Mais interessante ainda é que, após comer uma anêmona, onudibrânquio (seu predador natural) conserva em seus tecidos uma concentração de antopleurina suficiente paraprovocar contrações em anêmonas que estão â distância, impedindo que ele faça uma nova refeição por até 5 dias.Apartir da fórmula da antopleurina esquematizada acima, identifique o número de estereoisomeros opticamente ativos de misturas racêmicas e de estereoisomeros que a antopleurina possui
Soluções para a tarefa
Olá, bom dia Anna!
Primeiramente, para descobrirmos o número de *Isômeros Opticamente Ativos (IOA)*, precisamos contar o número de *Carbonos quirais* e utilizar a fórmula IOA = 2^(n), onde n é o número de *Carbonos quirais*.
Em segundo lugar, para descobrir o número de *Misturas racêmicas*, precisamos achar a quantia de Isômeros Opticamente Inativos (IOI), com a fórmula IOI = 2^(n)/2.
Em terceiro lugar, para achar o número de *Diastereoisômeros*, que são todas as combinações entre moléculas dextrógiras e levógiras com angulações diferentes, precisamos contar essas relações de acordo com o número de misturas racêmicas. Isso deve ser feito devido ao fate de que, a cada uma mistura racêmica, há um par de moléculas dextrógiras e levógiras (Se IOI = 1, então Diastereoisômeros = 2)
Os *Carbonos quirais* são átomos de carbono que apresentam quatro ligantes diferentes, sendo fundamentais para identificar a isomeria óptica e o número de isômeros que podem ser formados.
Podemos notar que, apesar da substância antopleurina possuir sete átomos de carbono em sua fórmula, apenas dois deles são quirais (n = 2). Estes são o segundo e o terceiro da cadeia, em virtude de possuirem quatro ligantes diferentes.
Feito isso, n= 2 —» IOA = 2^(n) —» IOA = 2^2 *[IOA = 4]*. Portanto, há *4 Isômeros Opticamente Ativos na Antopleurina*.
IOI = 2^(n)/2 —» IOI = 4/2 —» *[IOI = 2]*. Portanto, há *2 Misturas racêmicas na Antopleurina*.
Misturas racêmicas (IOI) = 2, então há 2 pares de moléculas dextrógiras e levógiras:
Dex1 = +α e Dex2 = -α.
Lev1 = +β e Lev2 = -β.
Há 4 possíveis combinações com essas moléculas:
Diastereoisômeros = {+α, -β / +α, +β / -α, -β / -α, +β}
Portanto, há *4 Diastereoisômeros na Antopleurina*.
Espero que eu tenha ajudado.