Em alguns tipos distintos de câncer é muito comum que as células tumorais permaneçam "em dormência ou quiescência". Este fenômeno pode explicar o longo tempo entre o diagnóstico inicial e o tratamento do câncer e a ocorrência de recidiva. A regulação da mudança da dormência para o recrescimento do câncer em regiões e locais distantes é pouco compreendido e neste cenário, alguns pacientes desenvolvem metástases muitos anos após tratamento aparentemente bem-sucedido de seu câncer primário. Considerando as características vinculadas ao crescimento celular, analise as imagens abaixo e assinale a alternativa correta:
Soluções para a tarefa
O crescimento celular acontece com fatores de crescimento celular, alguns deles são liberados até que as células sintetizem sinalizadores para parar a produção dos fatores de crescimento. Algumas células cancerígenas podem produzir o fator de crescimento, acelerando a mitose da célula neoplásica (alternativa 2).
Crescimento celular
Toda produção de fatores de crescimento celular leva ao desenvolvimento de células, tanto em tamanho quanto em quantidade de células.
O aumento da quantidade de células se chamada hiperplasia, que pode ser uma displasia e levar ao desenvolvimento de uma massa neoplásica.
Já o crescimento da célula em tamanho se chama hipertrofia, e pode ser tão perigoso quanto a hiperplasia.
Afirmativas:
Afirmativa 1: A imagem "A" evidencia um tumor bem diferenciado maligno.
Alternativa 2: A imagem "B" evidencia alta concentração do VEGF tecidual.
Alternativa 3: A imagem "A" evidencia células mesenquimatosas proliferativas.
Alternativa 4: A imagem "B" evidencia quadro metastático por via transcelômica.
Alternativa 5: O potencial metastático tumoral é idêntico em ambas as figuras.
Mais sobre hiperplasia e hipertrofia
https://brainly.com.br/tarefa/20769406
#SPJ4