Em alguns textos da coletânea é possível observar que a má distribuição de riquezas gera desigualdade e exclusão. Sobre isso, o texto "Desigualdade social avança e hoje os pobres pagam mais impostos que os ricos" presente na coletânea traz a seguinte afirmação: "Segundo o relatório (da ONG antipobreza Oxfam), os 26 indivíduos mais ricos do mundo concentram riqueza equivalente ao patrimônio dos 3,8 bilhões de pessoas que formam a camada mais pobre da população mundial, ou seja, 50% das pessoas em todo o planeta." (MELLO, 2019, p. 30) MELLO, Adriana Pacheco do Amaral et al. Coletânea Formação Sociocultural e Ética: Ética, Política e Economia-PR: Unicesumar, 2019. (adaptado).
Tendo os textos mencionados como base, analise as assertivas a seguir:
I. O Papa Francisco é incisivo e contrário a uma economia que gera exclusão que idolatra o dinheiro e faz crescer uma desigualdade social que gera violência.
II. Ao subfinanciar cada ve
Soluções para a tarefa
Respondido por
5
Resposta:
Alternativa 3:
I, II e III, apenas.
Explicação:
manovais1:
ALTERNATIVA 3
Respondido por
4
Resposta:
I, II e III são corretas. Alternativa 3.
Explicação:
O Papa Francisco (que escolheu este nome por ser membro da Ordem dos Franciscanos) critica, repetidamente, aquilo que vê como abusos de ganância na sociedade contemporânea. Além disto, o modo como os serviços públicos passam a receber cada vez menos verbas e os impostos sobre os ricos são cada vez menos eficientes, maiores tendem a ser as desigualdades.
IV é falsa, uma vez que o fim da tributação sobre a herança de propriedades é um exemplo de isenção tributária para os mais ricos, não sendo um tipo de medida econômica que poderia ser adotada para reduzir desigualdades.
Perguntas interessantes