Em alguns parques de diversões, existe um brinquedo chamado rotor, que consiste em um cilindro oco, de eixo vertical, dentro do qual é introduzida uma pessoa. De início, a pessoa apoia-se sobre um suporte, que é retirado automaticamente quando o rotor gira com uma velocidade adequada. Admita que o coeficiente de atrito estático entre o corpo da pessoa e a parede interna do rotor valha µ = 1,0. Suponha que o rotor tenha raio R = 2,5 m.
Calcule a mínima velocidade de uma pessoa no rotor, de modo que, com o suporte retirado, ela não escorregue em relação à parede.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
eu tambem quero saber muito
Respondido por
2
Resposta:
MCU
Fr=Fcp=N
Fate=P
Fate=P
Mi.N=m.g
Mi=1
N=m.g
Fcp=N
(mV²/R)=m.g
Devide ambos por m:
V²/R=g
V²=R.g
V²=2,5.10
V²=25
V=5m/s
Explicação:
Analisando a questão, pode inferir que o movimento será circular e uniforme (MCU), portanto, a Força resultante (Fr=ma) será a componente centrípeta que tem módulo igual a (Fcp=mV²/R). Ainda analisando, podemos perceber que a Normal(N) será igual a Força centrípeta(Fcp). Além disso, para q a pessoa não escorregue, a força de atrito estático máximo(Fate=Mi.N) deve ser igual ao Peso(P=mg). Juntando todas as informações em busca da velocidade com as informações dadas, chega àquela conclusão.
Bons estudos!
Perguntas interessantes