em alguns locais do país a falta de infraestrutura básica pode se fazer presente por vários motivos em relação à energia elétrica Um dos fatores está relacionado a localização de algumas comunidades em relação às redes de transmissão dessa maneira alternativas precisam ser encontradas para que essas comunidades tenham acesso a energia elétrica como mostra a imagem a seguir.
como os indígenas dessa Aldeia tem acesso a energia elétrica?
me ajudemm por favorrrrrr
Soluções para a tarefa
R= pelo painel fotovoltaico.
Resposta:
A energia elétrica está presente há décadas em nossas vidas e seu uso já se tornou tão comum que nem nos damos conta do que deixaríamos de fazer sem ela. Mas, para os frequentadores da Escola Estadual Indígena Central Aiha, no Território Indígena do Xingu, essa realidade só se tornou possível graças aos esforços de Genebaldo Figueiredo Neto, doutorando da Faculdade de Engenharia Agrícola (Feagri). Em seu trabalho acadêmico, o cientista uniu a pesquisa desenvolvida na Unicamp à paixão pelas culturas indígenas, para instalar um sistema de energia solar na escola onde estudam cerca de 120 crianças, adolescentes e adultos da aldeia Aiha, do povo Kalapalo.
Com a eletricidade disponível, uma turma noturna foi aberta. Os indígenas também passaram a contar com recursos audiovisuais durante as aulas e com sessões de cinema, além de poderem conservar a merenda escolar em um freezer. “Antes da nossa intervenção, os alunos só tinham aulas durante o dia e precisavam pescar diariamente para garantir a merenda, pois os alimentos não podiam ser guardados”, conta Neto, que é engenheiro mecânico e fez mestrado em conversão de energia.
A aldeia conta com 23 casas – de madeira e sapé –, uma unidade básica de saúde e a escola. A opção de escolher a instituição de ensino como prioridade para instalar o sistema elétrico tem uma explicação: é o local comunitário mais frequentado pelos moradores. Ademais, metade dos habitantes da aldeia estuda.
“A presença de energia elétrica nos ajudou muito. Quando precisávamos imprimir algum documento, por exemplo, tínhamos que ir até a cidade mais próxima e, entre ida e volta, eram aproximadamente três dias”, conta Ugise Kalapalo, diretor da escola. O professor indígena diz, ainda, que com o uso da televisão em sala de aula, o processo de aprendizado atrai os estudantes, tornando-o muito mais eficaz. “Eles absorvem mais facilmente o conteúdo quando mostramos vídeos. O trabalho do professor foi muito facilitado”, completa. A escola conta hoje com seis educadores indígenas e outros dois não indígenas.
Foram instaladas, em uma estrutura metálica, três placas fotovoltaicas, ferramentas capazes de transformar a energia do sol em eletricidade. Além delas, compõem o sistema um quadro elétrico que abriga quatro baterias, disjuntores, dois controladores de carga, dois inversores, dois dps e dois medidores de energia. Todos os elementos do quadro possuem o seu par reserva.
Explicação: