Em alguns exercícios em que constam proporcionalidades, é comum ver a transformação de uma proporção para uma igualdade com uma constante. Alguém poderia me explicar melhor o funcionamento dessa transformação?
Soluções para a tarefa
Se entendi bem, a transformação é algo como:
=> =>
Onde k é uma constante qualquer.
Isso se dá devido ás razões de proporção resultarem numa constante, como por exemplo:
Quanto mais eu aumento o raio de uma circunferência, maior o comprimento dela proporcionalmente, ou seja, raio e comprimento numa circunferência são diretamente proporcionais, podemos escrever tal fato como:
Onde C é o comprimento, k, uma constante e r, o raio.
Isso é formado pois, como uma constante não muda, a única coisa que influencia o valor de outra grandeza é a que está sendo analisada, O comprimento só depende do raio, no caso, e a constante, além de correções nas unidades de medida, corrige os valores. No exemplo acima, sabemos que essa constante é conhecida e igual a 2π.
Outra facilidade é na comparação entre duas situações, e temos muitas fórmulas que nem ao menos percebemos que estamos fazendo isso. Por exemplo, O famoso na química:
Ele se dá devido a uma igualdade a uma constante:
Onde R é a constante:
Em casos que não há perda de mols:
Então é possível manejar proporções como quiser utilizando a constante de proporção, no caso da circunferência, por exemplo:
Comparamos 2 eventos sem envolver os 2π.