Em algumas situações, o profissional de saúde é obrigado a informar sobre o surgimento de determinada condição de saúde em um paciente. É importante que o informativo seja realizado para a autoridade sanitária para fins de monitoramento e controle. Há uma lista de doenças e agravos que estão incluídas na ______ __________, uma vez que apresentam sérios riscos à saúde coletiva.
Agora, assinale a alternativa que completa a lacuna corretamente.
(A) notificação compulsória.
(B) reporte imediato.
(C) vigilância obrigatória.
(D) doença de agravo.
(E) identificação pandêmica.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Notificação compulsória.
Explicação:
Fiz essa questão hoje e acertei. Confia!
Todos os profissionais de saúde e não apenas o médico, deve informar o surgimento de determinada condição de saúde do pacientes. Desta forma, está correta a alternativa que diz "notificação compulsória".
Notificação compulsória é obrigatória
A notificação compulsória permite que as autoridades sanitárias tenham conhecimento sobre doenças e agravos de saúde pública. Aliás é através dessas notificações que as epidemias são sinalizadas e ações de políticas públicas são norteadas.
Há uma portaria, publicada que orienta, quais são as doenças que necessitam de notificação, que é a Portaria do Ministério da Saúde nº 204 de 17 de fevereiro de 2016.
São exemplos de doenças que precisam ser notificadas:
- Dengue
- HIV/Aids
- Hanseníase
- Leishmaniose Tegumentar Americana
- Síndrome Respiratória Aguda Grave associada a Coronavírus
- Sífilis
- Entre outras
De acordo com a Lei 6259 de 30 de maio de 1975, a notificação compulsória é obrigatória a todos os profissionais de saúde:
- Médicos
- Enfermeiros
- Odontólogos
- Médicos veterinários
- Farmacêuticos
- E outros
Leia mais sobre notificação compulsória aqui: https://brainly.com.br/tarefa/44206470
#SPJ2