Psicologia, perguntado por antonelle1martins, 3 meses atrás

Em algumas situações é possível que mais de dois tipos de genes codifiquem uma determinada característica em um indivíduo. Um exemplo em seres humanos é o gene que codifica um tipo específico de glicoproteína que está presente nas superfície das hemácias (células vermelhas do sangue). Essa diversidade gera o conhecido sistema ABO, no qual alguns indivíduos que possuem o tipo sanguíneo A, outros o tipo sanguíneo B, outros o tipo sanguíneo O e outros, ainda, o tipo sanguíneo AB. Sabendo que um determinado gene codifica as glicoproteínas do tipo A, o outro codifica as glicoproteínas do tipo B e um outro gene não codifica nenhum tipo de glicoproteína, podemos afirmar que os genes responsáveis pela definição do tipo sanguíneo nos seres humanos é um típico caso de genes alelos múltiplos, ou também conhecido como polialelia.

Soluções para a tarefa

Respondido por viniciusrm19
0

O caso de polialelia mais conhecido nos seres humanos são os grupos sanguíneos, em virtude da existência de mais de um alelo em uma mesma região cromossômica, que define uma mesma características, ou seja, o grupo sanguíneo de uma pessoa.

A polialelia existe a partir de mutações em um determinado alelo. No caso dos grupos sanguíneos existem três alelos em codominância: A, B e AB. Os três alelos irão determinar o aglutinogênio específico, formando o grupo sanguíneo.

Perguntas interessantes