Em algumas residências, cercas eletrificadas são utilizadas com o objetivo de afastar possíveis invasores. Uma cerca eletrificada funciona com uma diferença de potencial elétrico de aproximadamente 10 000 V. Para que não seja letal, a corrente que pode ser transmitida através de uma pessoa não deve ser maior do que 0,01 A. Já a resistência elétrica corporal entre as mãos e os pés de uma pessoa é da ordem de 1000 Ω
Para que a corrente não seja letal a uma pessoa que toca a cerca eletrificada, o gerador de tensão deve possuir uma resistência interna que, em relação à do corpo humano, é:
a)praticamente nula.
b)aproximadamente igual.
c)milhares de vezes maior.
d)da ordem de 10 vezes maior.
e)da ordem de 10 vezes menor.
Soluções para a tarefa
Para que a corrente não seja letal a uma pessoa que toca a cerca eletrificada, o gerador de tensão deve possuir uma resistência interna que, em relação à do corpo humano, é milhares de vezes maior (Item C).
Teremos de usar a primeira lei de Ohm para resolver essa questão. Ela diz o seguinte:
Observe que temos duas resistências nesse sistema (a resistência do corpo humano e a resistência interna do gerador) que estão ligadas em paralelo, logo, a resistência equivalente é dada pela soma de ambas:
Agora aplicamos essa resistência equivalente juntamente com os demais valores da questão:
Agora podemos comparar esse valor com a resistência do corpo humano:
Percebemos que a resistência interna do gerador é milhares de vezes maior que a resistência corporal entre as mãos e os pés de uma pessoa.
Veja mais sobre a Resistência Interna :
- https://brainly.com.br/tarefa/509806
- https://brainly.com.br/tarefa/7299048