Em algumas deficiências e/ou síndromes, é necessário verificar e alertar aos jovens sobre os contraceptivos que utilizam de descarga hormonal no organismo, uma vez que muitos desses adolescentes tomam outras medicações que podem alterar o processo. É primordial que, as adolescentes (mulheres), vão ao ginecologista e façam exames para verificar qual o melhor método contraceptivo, que não vá atrapalhar e/ou interferir em seus tratamentos contínuos. Pesquise e elabore um texto, de no mínimo 20 linhas, descrevendo os tipos de contraceptivos existentes e como funcionam, para orientar seus alunos
Soluções para a tarefa
Olá,
Definitivamente é indispensável que as adolescentes vão ao ginecologista e façam exames para verificar qual o melhor método contraceptivo, mas com fins de informação, podemos elencas os seguintes tipos de métodos contraceptivos:
Pílula anticoncepcional, onde os hormônios presentes nesses medicamentos fazem com que não ocorra a ovulação, impedindo a gravidez. Há o DIU, dispositivo intrauterino, sendo que tal dispositivo é implantado pelo médico, e libera hormônios ou o cobre aos poucos, o que pode durar até 5 anos, impedindo a gravidez.
As camisinhas (masculinas e femininas) são métodos contraceptivos mais conhecidos, principalmente as masculinas, funcionam de maneira física, isto é, impedem por meio de uma barreira que os espermatozoides cheguem ao útero. O Diafragma vaginal é uma borracha que atua também como barreira física na mulher, sendo que possui o formato de anel e impede os espermatozoides de chegarem aos ovários.
Outros métodos contraceptivos são a laqueadura e a vasectomia, sendo que a laqueadura é um procedimento onde há um fechamento das trompas na mulher, o que torna impossível o contato dos espermatozoides com o óvulo. Já a vasectomia altera o canal por onde os espermatozoides passam, fazendo com que não sejam liberados durante a ejaculação.
Abraços!