Em algum momento você já ouviu que “a corrente pega o caminho de menor resistência”, no entanto essa expressão está incorreta. A corrente pega todos os caminhos, no entanto os de menor resistência possuem corrente maior que os de maior resistência. Quando uma fem de 20 V é colocada em dois resistores em série, uma corrente de 2,0 A está presente em cada um dos resistores. Quando a mesma fem é colocada nos mesmos dois resistores em paralelo, a corrente através da fem é 10 A. Nesse contexto, assinale a alternativa correta que demonstra a magnitude da maior das duas resistências:
8,0 Ω.
7,2 Ω.
6,9 Ω.
7,6 Ω.
2,8 Ω.
Soluções para a tarefa
Resposta:
7,5
Explicação:
7,6
A magnitude da maior das duas resistências será de 7,2 Ω (Alternativa b). Isso é obtido por meio da 1ª Lei de Ohm e por meio da associação de resistores.
O que é a 1ª Lei de Ohm?
A 1ª Lei de Ohm estabelece uma relação entre a tensão (U) ou força eletromotriz (fem), a resistência elétrica (R) e a corrente elétrica (I):
U = R x I
Do exercício temos na primeira situação:
- Dois resistores com resistência R1 e R2 conectados em série
- U = 20 V
- I = 2 A
Quando temos uma associação de resistores em série podemos estimar a resistência equivalente como a soma das resistências, logo:
Req = R1 + R2
Assim, da 1ª Lei de Ohm:
U = R x I
R = U / I
Req = U / I
R1 + R2 = 10 (1)
Da segunda situação temos que:
- Os mesmos resistores com resistência R1 e R2 em paralelo
- U = 20 V
- I = 10 A
Quando temos uma dois resistores em paralelo podemos estimar a resistência equivalente como a razão do produto das resistências pela soma das mesmas, logo:
Assim, da 1ª Lei de Ohm:
U = R x I
R = U / I
Req = U / I = 20 / 10
(2)
Resolvendo as equações (2) e (1) podemos estimar que as resistência serão de 7,2 Ω e 2,8 Ω. Ou seja, que a magnitude da maior das duas resistências será de 7,2 Ω (Alternativa b).
Quer mais exercícios sobre eletricidade, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/51180120
#SPJ2