Em abril de 1986, um nome ficou na memória da humanidade: Chernobyl, o pior acidente da história da indústria nuclear. Supondo-se ser o Sr - 90, (cuja meia–vida é de 28 anos) a única contaminação radioativa, em 2070 a quantidade desse isótopo terá se reduzido a:
Soluções para a tarefa
A partir dos dados fornecidos pelo problema e dos devidos cálculos que realizaremos, é possível confirmar que o valor da quantidade de isótopo será reduzido para 1/8 de sua massa até o ano de 2070.
A meia-vida é o tempo que leva para uma certa quantidade de um elemento radioativo decair para metade do seu valor original. Isso também implica que uma meia-vida é o tempo que leva para a atividade de uma fonte cair para metade de seu valor original. Esses átomos radioativos liberam energia para se tornarem novos e diferentes tipos de átomos a uma taxa mensurável conhecida como decaimento radioativo.
Todos os materiais radioativos têm núcleos instáveis dentro deles; são núcleos que vão se desintegrar. Para calcular a meia-vida podemos nos basear em diferentes funções ou equações exponenciais, isso dependendo dos dados que o problema nos fornece, para o nosso caso usaremos a fórmula:
Onde:
- : É a massa do isótopo radioativo após um tempo.
- : É a massa inicial do isótopo radioativo encontrado na área, vamos considerá-la igual a 1.
- : É o tempo de meia-vida do isótopo, esta é uma constante que nunca irá variar.
- : É apenas a hora, não consigo pensar em nada para este.
Neste problema estamos interessados em calcular a quantidade de matéria que permanecerá em Chernobyl até o ano de 2070, para isso devemos considerar que o acidente ocorreu no ano de 1986 e também que o isótopo com o qual estamos trabalhando é o Sr - 90 cujo meia-vida é de 28 anos.
Estamos levando em consideração que o único isótopo radioativo encontrado em Chernobyl é Sr - 90, para determinar o valor que permaneceria até o ano 2070 devemos levar em conta a massa inicial, vamos considerar que a massa inicial desse isótopo é igual a 1 grama.
Antes de usar a equação vamos determinar o tempo em que o isótopo o ativou, para isso podemos recorrer a subtrair o tempo em que o acidente começou pelo tempo final.
Vemos que o isótopo estará ativo por 84 anos, pois já temos todos os nossos dados em mente podemos prosseguir para encontrar a solução para nosso problema. Substituímos nossos dados na fórmula:
Feitos os cálculos, acabamos de concluir que o isótopo do Sr - 90 vai reduzir 1/8 grama de sua massa, ou seja, este isótopo até o ano 2070 é reduzido em 1/8.
Veja mais sobre o tema do decaimento radioativo nos links a seguir:
- https://brainly.com.br/tarefa/6517999
- https://brainly.com.br/tarefa/19594967
- https://brainly.com.br/tarefa/40161700
Bons estudos e espero que te ajude :-)
Dúvidas? Comente