em "a ética protestante e o espírito do capitalismo", max weber investiga a relação entre a ascese religiosa em sua versão protestante e as raízes culturais do capitalismo. neste sentido, o autor não defende a sobredeterminação do cultural sobre o econômico, mas argumenta que entre os dois fenômenos há uma relação de: a) antagonismo b) subordinação c) influência d) negação e) solidariedade
Soluções para a tarefa
Para Max Weber, a relação existente entre a religião protestante e o Capitalismo está no modo com ambas se influenciam. A exemplo disso podemos citar o fato da acumulação de riquezas, considerada pecado no catolicismo e sinônimo de prosperidade no protestantismo. Desse modo, a resposta correta é a alternativa C - influência.
Qual a relação entre o Protestantismo e o Capitalismo?
O Protestantismo possui grande influência para a consolidação do Capitalismo. Isso é amplamente abordado em uma das principais obras do sociólogo Max Weber, "A ética protestante e o espírito capitalista". Segundo Wever, o pensamento calvinista foi essencial para impulsionar a fase inicial de desenvolvimento do Capitalismo.
A consolidação do Capitalismo através das reformas protestantes se deu, principalmente, através da legitimação de uma ética voltada para o trabalho e a poupança, incentivando assim o acúmulo de riquezas. Além disso, a reforma e as Teses propostas por Lutero fizeram a reforma ser vista por capitalistas como um instrumento de fortalecimento de seus ideais em uma sociedade anteriormente dominada pela força da Igreja Católica.
Entenda mais sobre as Reformas Protestantes aqui: https://brainly.com.br/tarefa/5994923
#SPJ4