História, perguntado por am3390440, 2 meses atrás

Em 700a.c a terra continuava a ser a principal riqueza em Atenas

Soluções para a tarefa

Respondido por laischouye1998
0

Resposta:

"A Guerra do Peloponeso colocou Atenas e Esparta frente à frente no campo de batalha pela hegemonia da Grécia. A rivalidade entre as duas grandes cidades gregas foi o pano de fundo desse conflito, mas os desentendimentos entre Atenas e Corinto, aliada de Esparta, foram o fator imediato que deu início a ele.

Esse conflito estendeu-se de 431 a.C. a 404 a.C., contando com um breve período de trégua conhecido como Paz de Nícias. Os espartanos contaram com o apoio dos persas e, aproveitando-se da indecisão dos atenienses, venceram o embate. A Guerra do Peloponeso contribuiu para o enfraquecimento das cidades gregas.

"A Guerra do Peloponeso foi um dos acontecimentos mais marcantes e importantes da história da Grécia Antiga. Primeiro porque foi um conflito que causou profundas transformações na história grega, mas, além disso, uma série de estratégias inovadoras foram utilizadas pelas duas grandes forças desse embate.

Essa guerra demonstrou o grau de polarização na Grécia entre Atenas e Esparta, e o alcance do conflito, que não se resumiu à Grécia Continental, evidenciou a força dessas duas cidades. Para entendermos o porquê da disputa dessas rivalidades, é importante conhecermos o contexto da Grécia no século V a.C.

O desenvolvimento de Esparta e Atenas fez com que ambas tomassem caminhos distintos, com modelos totalmente diferentes. De um lado, Atenas desenvolveu-se como uma democracia, que ampliava a participação na política para todos os cidadãos nascidos em território ateniense, enquanto Esparta tinha um modelo oligárquico, que limitava essa participação a uma elite."

Explicação:

Perguntas interessantes