História, perguntado por PedroAlexandreS, 11 meses atrás

Em 496, vinte anos após a queda de Roma, o rei franco Clóvis converteu-se ao modelo de cristianismo que era defendido pela Igreja. Em gesto simbólico da conversão, Clóvis foi batizado. No século seguinte, o bispo São Gregório de Tours assim descreveu a conversão e o batismo:

O sacerdote, tendo-se posto em contato com Clóvis, levou-o pouco a pouco e secretamente a acreditar no verdadeiro Deus, criador do Céu e da Terra, e a renunciar aos ídolos, que não lhe podiam ser de qualquer ajuda, nem a ele nem a ninguém. [...] O rei, tendo pois confessado um Deus todo-poderoso na Trindade, foi batizado em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo e ungido do santo Crisma com o sinal da cruz. Mais de três mil homens do seu exército foram igualmente batizados [...].

TOURS, São Gregório de. A conversão de Clóvis. Historiae Eclesiasticae Francorum. Apud PEDRERO-SçNCHES, M. G. História da Idade Média: textos e testemunhas. São Paulo: Unesp, 2000. p. 44-45.

O mundo medieval foi marcado pelo convívio de três esferas de poder. O poder universal, exercido pela Igreja, o poder do Estado, exercido pelo rei e o poder local, exercido por guerreiros possuidores de terras.

a) De que forma a posição da Igreja aparece no texto?

b) Qual a importância do batismo de Clóvis para a Igreja?

c) Para o rei Clóvis, qual a importância de ter sido batizado pelo sacerdote?

Digite sua resposta

Soluções para a tarefa

Respondido por isacgoevolution
142

Resposta:

A) ela tinha um poder muito grande e exerciam grande influencia na sociedade

B) Com o batismo de Clóvis a igreja teria uma maior influencia e faria com que grandes apoiadores de Clóvis se tornarem apoiadores da igreja assim seriam a maior influencia na sociedade e poder politico

C) ele do mesmo jeito da igreja teria mais importância e teria mais força politica, por esse motivo os dois sairão ganhando

Explicação:

me de nota boa \(@_@)/


PedroAlexandreS: vlw amigao
Respondido por Falek
22

Resposta:

a) O narrador é um bispo que defende o monoteísmo cristão e condena o politeísmo.

b) O batismo de Clóvis representou a ampliação do número de fiéis, uma aliança entre Estado e Igreja e contribuiu para a consolidação da cristandade ocidental.

c) Além de envolver uma questão pessoal de busca da salvação, difícil de ser mensurada, ao aproximar-se da Igreja, instituição organizada que sobreviveu à queda de Roma, Clóvis poderia ampliar o controle sobre o reino.

Explicação:

Essa é a resposta certa DND =)

Perguntas interessantes