História, perguntado por aylaoliveira040, 7 meses atrás

Em 31 de Março de 1964 houve uma " Revolução Militar " no Brasil , outros estudiosos chamam esse movimento de " golpe" , instaurando-se assim um governo com características ditatoriais e que ao mesmo tempo se apresentava como defensor da liberdade, da Democracia e do "mundo livre " contra o "perigo vermelho" do Comunismo , assim como queria os Estados Unidos para a América Latina .Sendo assim responda quais foram as principais realizações destes governos militares liderados pelos Generais- Presidentes até 1985 e comente também sobre os aspectos negativos destes mesmos governos relacionados aos Direitos Civis no Brasil?

Soluções para a tarefa

Respondido por paulaloira0704
2

Resposta:

O crescimento econômico não contou com medidas de distribuição de renda, e a Ditadura Militar ficou marcada como um período que aguçou as desigualdades sociais que existiam no Brasil. Houve endividamento do Estado, e os militares foram responsáveis pelo problema da hiperinflação que afetou o país na década de 1980.

O principal ato institucional foi o AI-5, anunciado em dezembro de 1968, que decretou medidas como o fechamento do Congresso e concedeu direitos ao presidente para intervir em estados e municípios, cassar direitos de cidadãos e demitir funcionários públicos.

Principais Aspectos negativos:

A ditadura iniciou cortando salários dos trabalhadores por meio de reajustes pequenos e impondo uma política de contenção de gastos do Estado. Depois foi implantada uma política de desenvolvimentismo, que resultou no milagre econômico, um grande crescimento econômico que aconteceu entre 1969 e 1973.

Até atentados à bomba foram realizados pelos militares no período.

Do ponto de vista jurídico, os militares encontraram a justificativa para o golpe e os abusos cometidos contra cidadãos brasileiros nos atos institucionais.

Por, Paulla Alves. Mestrando em História

Espero ter ajudado :)

Perguntas interessantes