Em 3 segundos uma partícula percorre a quarta parte de uma circunferência de raio R=6m. Determine o módulo: da variação de espaço; do vetor deslocamento e da velocidade vetorial média
Soluções para a tarefa
Utilizando definição de velocidades escalares e vetoriais, temos que este objeto teve deslocamento escalar de 3π m, e vetorial de 6√2 m. Já velocidades ele teve escalar de π m/s e vetorial de 2√2 m/s.
Explicação:
Primeiramente temos dois tipos de deslocamento nesta questão, um deslocamente do arco, que se da ao redor do circulo e o deslocamento do ponto inicial ao ponto final, qu e é o deslocamento vetorial. Vamos descobrir as distancia dos dois:
Circular:
O deslocamente ao redor do circulo é simples, basta encontrarmos o comprimento do circulo de raio 6 m:
E agora basta dividirmos este comprimento total da circunferência por 4, pois ele só andou a quarta parte desta trajetória:
Agora que sabemos o seu deslocamento, basta dividirmos pelo tempo e teremos sua velocidade escalar média:
Assim temos que esta velocidade escalar foi de π m/s e o deloscamento escalar foi de 3π metros.
Vetorial:
Neste caso o deslocamento vetorial é diretamente a distancia entre o ponto inicial e o ponto final, note que como ele andou um quarto de um circulo, então ele andou 90º na cinrcunferência, logo, o deslocamento dele é a hipotenusa de um triangulo retangulo, cujos lados são os raio de 6 m, então usando teorema de pitagoras:
Agora que sabemos o deslocamento, podemos encontrar a velocidade:
Assim temos que esta velocidade vetorial tem modulo de 2√2 m/s e deslocamento de 6√2 m.