“Em 27 de janeiro de 2013, em Santa Maria, ocorreu a maior tragédia da história do Rio Grande do Sul. O incêndio na boate Kiss matou 242 pessoas. Tudo começou quando músicos que se apresentavam acenderam sinalizadores, feitos para ambientes externos, que provocaram fogo na espuma de isolamento acústico do teto. Altamente inflamável, a espuma gerou uma fumaça preta e tóxica, que tomou conta do local”.
Respirar a fumaça de um incêndio pode provocar a morte de uma pessoa porque um dos principais componentes da fumaça tóxica é o íon cianeto, substância inibitória da ação da enzima citocromo c-oxidase, uma das responsáveis pelo transporte de elétrons na cadeia respiratória.
A intoxicação por cianeto causa a morte por interferir na função:
Grupo de escolhas da pergunta
da mitocôndria, especificamente nos citocromos das cristas mitocondriais durante a fosforilação oxidativa.
do citoplasma, especificamente nas fibras do citoesqueleto durante a fosforilação oxidativa.
da mitocôndria, especificamente nos citocromos da matriz mitocondrial durante o ciclo de Krebs.
da mitocôndria, especificamente nos citocromos das cristas mitocondriais durante a glicólise.
do citoplasma, especificamente nas fibras do citoesqueleto durante a cadeia respiratória.
Soluções para a tarefa
da mitocôndria, especificamente nos citocromos das cristas mitocondriais durante a fosforilação oxidativa.
Os citocromos ficam localizados nas cristas mitocondriais (ou membrana interna) e oxidam as coenzimas carreadoras de elétrons (NADH e FADH2) geradas na glicólise e no ciclo de Krebs, ou seja, recebe seus elétrons, em um processo conhecido como Cadeia Transportadora de Elétrons ou Fosforilação Oxidativa. O que o íon cianeto (CN-) faz é receber os elétrons desses carreadores em vez dos citocromos os receberem, fazendo com que não haja transporte de elétrons pelos complexos da crista mitocondrial, logo não haverá potencial quimiosmotico para a redução do oxigênio e produção de H2O e ATP (energia). Por isso o O2 que você respira não é consumido e você morre sufocada
Resposta:
da mitocôndria, especificamente nos citocromos das cristas mitocondriais durante a fosforilação oxidativa.
Explicação: