Matemática, perguntado por PARADUDA1, 11 meses atrás

Em 24 de maio de 1844, o inventor norte-americano Samuel Finley Breese Morse (1791-1872) apresentou ao mundo sua notável criação, que ficou conhecida como código Morse. Nesse sistema, cada uma das letras do alfabeto, os algarismos, os símbolos de pontuação e outros signos gráficos são representados por sequências dos sinais: breve ( • ) e longo ( — ). Esses sinais podem ser elétricos, sonoros, gráficos etc.
Observe, como exemplo, a representação de algumas letras e de alguns outros signos gráficos através do código Morse.

(Imagem)

Morse utilizou o menor número possível de sinais na representação das 26 letras do alfabeto. Começou com apenas um sinal, breve ( • ) ou longo ( — ), na representação de uma letra, depois dois sinais, e assim por diante, acrescentando um sinal de cada vez conforme fossem se esgotando as possibilidades de representação.

Qual é o número máximo de sinais que tem a representação de uma letra do alfabeto pelo código Morse? Explique sua resposta.

Obs. Com o sinal podem ser representadas 2 letras, com até 2 sinais podem ser representadas 6 letras, com até 3 sinais podem ser representadas 14 letras, e com até 4 sinais podem ser representadas 30 letras. Como o alfabeto possui 26 letras, 4 é o maior número de sinais que representa uma letra.

(Não consegui entender o raciocínio.)

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por NayoniCuty
3

Desenvolvido em 1835, pelo pintor e inventor Samuel Finley Breese Morse, o Código Morse é um sistema binário de representação à distância de números, letras e sinais gráficos, utilizando-se de sons curtos e longos, além de pontos e traços para transmitir mensagens.

Esse sistema é composto por todas as letras do alfabeto e todos os números. Os caracteres são representados por uma combinação específica de pontos e traços, conforme exposto na tabela acima. Para formar as palavras, basta realizar a combinação correta de símbolos.

As mensagens são transmitidas por meio e intervalos de som (apito) ou luz (lanterna), podendo ser captadas por diversos aparelhos, como, por exemplo, o radiotelégrafo e o telégrafo. Esse meio de comunicação foi muito utilizado por marinheiros durante o século XIX. O primeiro registro de resgate marítimo depois de pedido de socorro utilizando o Código Morse ocorreu em 1899, no Estreito de Dover.

Em meados do século XIX, a utilização do Código Morse se popularizou rapidamente, atingindo praticamente todos os países europeus. Em 1865, após a realização de algumas modificações no sistema, o Congresso Internacional Telegráfico regulamentou o Código Morse Internacional, que proporcionou maior dinamismo às comunicações.

Com a invenção do telefone, no fim do século XIX, o Código Morse caiu em desuso. O desenvolvimento de novas tecnologias de comunicação mais eficazes desencadeou a substituição desse sistema por outros aparelhos. Na França, por exemplo, o Código Morse deixou de ser utilizado pelas grandes navegações desde 1997.

Por Wagner de Cerqueira e Francisco

Graduado em Geografia

Equipe Brasil Escola

Tabela do Código Morse

Respondido por andre19santos
4

O número máximo de sinais que tem a representação de uma letra do alfabeto pelo código Morse é 4.

Vamos considerar que ele atribui sinais as letras do alfabeto de forma alfabética, ou seja, de A a Z. Primeiro, ele começa pelas letras a e b com um sinal:

a = ·

b = -

Então, com dois sinais, ele pode formar 4 combinações, logo, as letras de c a f foram escritas com dois sinais:

c = · ·

d = ·-

e = -·

f = --

Com três sinais ele pode formar 8 combinações e com quatro sinais, 16 combinações, logo, somando todas as combinações até quatro sinais, temos:

2 + 4 + 8 + 16 = 30 combinações

Como é necessário apenas 26 combinações para representar o alfabeto, as letras podem ser representadas por no máximo 4 sinais.

Perguntas interessantes