Em 24 de abril de 1990, durante sua última visita ao Brasil, Howard Becker pronunciou, no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (Museu Nacional, UFRJ), uma conferência sobre a história da Escola de Chicago de sociologia. Tendo permanecido inédita, é esta conferência que Mana tem o prazer de publicar agora. Howard Becker é professor de Sociologia da Universidade de Washington, Seattle, EUA, e autor de extensa e influente obra. Dentre seus inúmeros livros, destacam-se: Outsiders: Studies in the Sociology of Deviance (1973) e Art Worlds (1982). Em português, foram publicados: Uma Teoria da Ação Coletiva (1977) e Métodos de Pesquisa em Ciências Sociais (1993). Howard Becker. Conferência - A escola de Chicago. Mana, Rio de Janeiro, v. 2, n. 2, 1996. A Escola de Chicago é destaque pelos seus estudos realizados sobre a cidade, pois trouxe uma nova perspectiva sobre o meio urbano e o conjunto de proposições que o envolve. Sobre o impacto da Escola de Chicago na produção antropológica, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Alternativa 1:
Apesar de inovar em seu objeto, a antropologia influenciada pela escola de Chicago não representou uma ruptura epistemológica em relação às correntes tradicionais.
Alternativa 2:
No Brasil, o movimento intelectual influenciado pela Escola de Chicago, tem em Gilberto Velho um representante. Uma das características desse movimento foi a mescla entre pesquisas antropológicas e sociológicas, na busca por compreender a cultura local da cidade.
Alternativa 3:
Um dos diferenciais que a escola sociológica de Chicago trouxe à antropologia é o lugar do observador, que agora se encontra distante do seu objeto de estudo, o que garante os princípios metodológicos positivos que baseiam essa corrente.
Alternativa 4:
A partir da escola sociológica de Chicago surgiu um novo campo do saber na antropologia chamado de micro-antropologia, o qual tem por objetivo o estudo a nível micro dos aspectos humanos envolvidos no ambiente urbano.
Alternativa 5:
A antropologia das sociedades complexas foi desenvolvida pela Escola de Chicago e possui como objetivo a classificação das sociedades dentro de um espectro evolutivo a partir da análise dos aspectos culturais dos micro grupos.
Soluções para a tarefa
A alternativa 3 é a que melhor dialoga sobre o posicionamento da escola de Chicago em relação a sociedade.
A escola de Chicago é uma das mais influentes no mundo no que tange a sociologia.
Ela dialogada diretamente com o ambiente social do homem e como as relações pessoais de cada um podem interferir ou refletir positivamente nesse processo.
Por fim, notamos que ela surgiu nos Estados Unidos por iniciativa de sociólogos americanos que integravam o corpo docente do Departamento de Sociologia da Universidade de Chicago.
Resposta:
No Brasil, o movimento intelectual influenciado pela Escola de Chicago, tem em Gilberto Velho um representante. Uma das características desse movimento foi a mescla entre pesquisas antropológicas e sociológicas, na busca por compreender a cultura local da cidade.
Explicação:
resposta unicesumar