ENEM, perguntado por IrisSantos7126, 1 ano atrás

Em 24 de abril de 1955, terminou a Conferência de Bandung, que reuniu 29 países do chamado Terceiro Mundo. A Conferência buscou discutir como se daria uma união cultural e econômica por parte dos países afro-asiáticos frente às políticas de cunho neocolonialistas postas em prática pelos EUA e a União Soviética. O governo dos EUA mostrou-se contrariado com a Conferência de Bandung, enquanto a União Soviética manifestou certa simpatia. ALTMAiV.M. Hoje na História: Termina a Conferência de Bandung, Opera Mundi. Disponível srr.: httpJ/oçercmundi.uolcom.br. Acesso em. 9. out 2014 (adaptado'}. A conferência tratada no texto tem relação histórico-geográfica associada ao surgimento de um grupo de países marcado ideologicamente, naquele momento, pelo O a) antagonismo a ideais populares. O b) engajamento em alianças militares. O c) alinhamento com países capitalistas. O d) afastamento da bipolaridade mundial. O e) enfrentamento dos movimentos nacionalistas.

Soluções para a tarefa

Respondido por pissurnof
0
Olá, tudo bem? Vamos analisar cada alternativa para poder apontar a resposta correta ao final:

a) Falsa. A Conferência de Bandung visava à uma cooperação econômico-cultural de países africanos e asiáticos, só se tornando possível em meio a um movimento popular contra a colonização.

b) Falsa. Um dos ideais que foram estabelecidos na Conferência de Bandung era contrário à alianças e intervenções militares.

c) Falsa. Na Conferência de Bandung, existia uma grande simpatia pelo socialismo.

d) Verdadeira. Foi na Conferência de Bandung que foi formalizado o alinhamento terceiro-mundista.

e) Falsa. Como parte da onda anti-colonial, a Conferência de Bandung reconhecia os movimentos nacionalistas.

Como apenas a alternativa d é verdadeira. trata-se da opção correta de resposta.
Perguntas interessantes