Em 2020, em decorrência da pandemia do Covid-19, o cotidiano foi alterado radicalmente. Assistíamos pelos canais de comunicação como a vida humana era afetada pelo contágio do corona vírus na Ásia e na Europa desde janeiro. Em março, no Brasil, a primeira medida de enfrentamento ao vírus foi o fechamento das escolas. O que a princípio pode parecer simples, mobilizou uma série de reflexos em todo o funcionamento social. Considerando somente as questões escolares, nos deparamos com famílias em que os pais não são alfabetizados e, portanto, enfrentam dificuldades em dar suporte aos filhos nas tarefas escolares; dificuldade financeira para ir ao local da escola para poder buscar as atividades impressas; problemas de acesso aos recursos tecnológicos que foram solicitados para dar continuidade ao ano letivo etc. O Ministério da Educação disponibilizou uma nota técnica de ensino remoto que serve de orientação para a manutenção do ano letivo, no entanto, a sua viabilidade e aplicação depende da atuação direta e regionalizada dos profissionais da educação atuantes nos diferentes espaços escolares distribuídos ao longo do país. Para que esse trabalho tenha efetividade, os profissionais precisam considerar tanto as condições sociais e educacionais quanto o perfil de desenvolvimento humano da população atendida. Considerando então, o aspecto psicossocial, explique de forma argumentativa a contribuição da psicologia do desenvolvimento para a atuação do profissional da educação no contexto atual (Sua resposta deve ter no mínimo 15 linhas).
Soluções para a tarefa
A psicologia de fato tem grande influência no processo de lidar com a situação a qual o mundo se encontra nesse momento. Desse modo , o desenvolvimento desse tipo de estudo mostra a crescente relevância dos estudos envolvendo a psicologia na sociedade.
A condição de ficarmos em casa durante tanto tempo junto com o medo de contaminação, talvez ter que lidar com parentes perdidos, é muito ruim de modo que o desenvolvimento do trabalho psicológico nesses casos é essencial.
Resposta: Não podemos misturar o conceito de educação e escolarização , educação é um processo que não acaba nunca, pois esta em todos os lugares, escolarização é o ambiente escolar, há uma diferença entre uma atividade em sala de aula que tem todos um preparo e um virtual que se torna um trabalho adicional para os professores, que estão tendo que se reeiventar, tendo que aprender algo que nunca foi desenvolvido ao longo de sua vida, que foi encarar a tecnologia a curto prazo.
não só para lidar com os alunos mas também com os pais que muitas das vezes ou não tem um preparo de estudo, ou que não tem os requisitos necessários para o estudo do aluno, e ate mesmo não tem preparo psicológico para lhe dar com a aprendizagem do filho em casa, destacando que a participação dos responsáveis é necessária, em especial e tudo isso acaba caindo uma responsalidade maior para os professores.
Tendo um quadro redobrado , essa pandemia nos mostra como temos que alterar esse processo, deve ter uma qualificação docente melhor e uma renumeração que se situe para compensar as atividades, muito importante que todos ficam por dentro como professores e alunos, pois tem que ter uma convivência em relação ao convívio social.
Explicação: