Em 2019, grande parte do acervo do artista Hélio Oiticica foi destruído em um incêndio. Esta perda alimentou um debate:
1. Qual seria a melhor forma de preservar um acervo como este e qual foi a escolha da família de Hélio Oiticica?
2. Hélio Oiticica realizava projetos? Quais?
3. As obras de Hélio Oiticica são híbridas?
4. Quais são as linguagens exploradas em seus trabalhos?
5. Qual a importância da música no processo de criação de Hélio Oiticica?
6. Fale sobre porque a arte de Hélio Oiticica é movimento, corpo e cores?
7. Como as obras dele interferem na moda e na publicidade?
8. Se as performances são trabalhos que duram o tempo de sua apresentação, como se faz a divulgação dessas obras? De que modo elas podem permanecer em uma exposição ou em um museu?
9. Para você, por que seria importante o registro de instalações, intervenções e performances?
Soluções para a tarefa
Resposta:
1-A preservação de acervos está relacionada com a manutenção da memória bem como da criatividade e talento de um determinado artista.
2-Sim, Hélio Oiticica realizava projetos de arte contemporânea, sendo exemplos disso as obras Metaesquema, de 1957; Seja Marginal, de 1968, Grande Núcleo, de 1966; além de Relevo Espacial, entre outras.
3-Podemos afirmar que as obras de Hélio Oiticica são híbridas, pois em sua construção é notável a presença das questões modernas, tecnológicas e científicas, através de fatores de inteligência artificial (IA) e robótica.
4-Verificado por especialistas. As linguagens exploradas nas obras de Hélio Oiticica são Língua castelhana, Língua italiana, Língua inglesa, Língua francesa. Hélio Oiticica é um representante dos artistas propositores, que caracterizam-se por utilizar o público na finalização de sua arte.
5-A música no processo de criação para Hélio Oiticica foi importante pois modificou o conceito de arte e do público e sua interação. O trabalho era respaldado em ócio e criatividade, sendo um retorno e uma provocação contra as condições de vida dentro de uma sociedade sob domínio do regime militar.
6-A obra do artista Hélio Hoiticica se caracterizar por representar movimento, corpo e cores, em que se procura superar a noção de objeto de arte, que era tradicionalmente definido pelas artes plásticas, dialogando com a Teoria do não-objeto de Ferreira Gullar.
7-As obras de Helio Oiticica seguem ao que é dito no movimento Neoconcreto/ Esse movimento tem como proposta central um não-objeto artístico, ou seja, ter a obra de arte como organismo vivo, que existe tanto no tempo quanto no espaço.
8-As performances de Hélio Oiticica seguiam outra concepção de arte.
Seus Parangolés (uma espécie de capa que se veste, com textos, fotos, cores e que serve como uma Obra-ação-multisensorial) são considerados uma anti-arte.
Nas palavras do artista: "O objetivo é dar ao público a chance de deixar de ser público espectador, de fora, para participante na atividade criadora".
9- Além disso, o seu devido registro das instalações, intervenções e performances pode ser utilizado para posteriores críticas, aprimoramentos, além de avaliações e reavaliações, ou mesmo como objeto concreto de um estudo.
Explicação: