Geografia, perguntado por marciaohpereira, 10 meses atrás

Em 2017, qual era a população absoluta do Brasil?
5)Por que a população brasileira se distribui irregularmente pelo território?
6) O Brasil apresenta baixa densidade demográfica, porque?
7) O que é taxa de natalidade?
8) Explique o que é a taxa de mortalidade.
9) Por que o crescimento populacional esta em queda nas últimas décadas?

Soluções para a tarefa

Respondido por iasmin122371
9

Resposta:

1) O Brasil tinha 207.660.929 habitantes, segundo estimativa Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)

2)A população brasileira está irregularmente distribuída no território, isso fica evidente quando se compara algumas regiões ou estados, o Sudeste do país, por exemplo, apresenta uma densidade demográfica de 87 hab/km2, as regiões Nordeste, Sudeste e Sul reúnem juntas 88% da população, distribuída em 36% de todo o território, fato contrário à densidade demográfica do Norte e Centro-Oeste, que são, respectivamente, 4,1 hab/km2 e 8,7 hab/km2, correspondendo a 64% do território total.

3) A densidade demográfica é um conceito populacional referente à média do número de pessoas residentes por unidade de área em uma dada localidade e é geralmente medida na relação habitante por quilômetro quadrado. No Brasil, o estudo da densidade demográfica, em termos gerais e também regionais, permite-nos facilmente observar a má distribuição da população pelo território nacional.

4) Em demografia, por taxa de natalidade, ou ainda taxa bruta de natalidade, deve entender-se o número de nados-vivos que nascem anualmente por cada mil habitantes, numa determinada área. A taxa de natalidades de uma região é o número de nascimentos por 1000 habitantes em um ano.

5) A taxa de mortalidade representa o número de óbitos ocorridos ao longo de um ano. Esse indicador é calculado a cada mil habitantes e reflete a relação entre o número de óbitos anuais e de habitantes de um determinado local.

6)A razão fundamental da queda das taxas de crescimento populacional no Brasil foi a diminuição da taxa de fecundidade (média de número de filhos por mulher em idade de procriar, entre 15 a 49 anos), que caiu de 6,3 filhos, em 1960, para 2,0 filhos, em 2006, o que significa que as famílias brasileiras estão diminuindo.

°ESPERO TER AJUDADO°

Perguntas interessantes