Em 2017, o estado do Paraná iniciou uma ampla campanha de vacinação contra a dengue. Várias pessoas que tomaram a vacina adquiriram a forma mais grave da doença quando tiveram contato com o vírus, o que gerou uma grande repercussão sobre o tema. No final de 2017, a Anvisa recomendou que a vacina não fosse tomada por pessoas que nunca tiveram contato com o vírus da dengue, pois o fabricante da vacina Dengvaxia, o laboratório Sanofi-Aventis, apresentou informações preliminares e, ainda, não conclusivas, que apontam sobre a possibilidade de indivíduos desenvolverem formas mais graves da doença quando usam a vacina sem ter tido contato prévio com o vírus da dengue.
De acordo com seus conhecimentos sobre as vacinas e a saúde humana, assinale V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas.
©Shutterstock/Khlungcenter
A
Doenças como a varíola, a poliomielite, sarampo, tuberculose e tétano, que já mataram milhares de pessoas, hoje são controladas por meio do uso de vacinas.
Verdadeiro
Falso
B
A vacinação é importante apenas para a saúde individual, não gerando benefícios para a saúde coletiva da população.
Verdadeiro
Falso
C
Apesar dos imprevistos com a vacina da dengue, não podemos esquecer de que as vacinas e os antibióticos são os principais
Verdadeiro
Falso
D
Possivelmente, a vacina contra a dengue não foi eficaz, pois não produziu anticorpos que combatessem a doença nas pessoas vacinadas.
Verdadeiro
Falso
E
Todas as vacinas são confiáveis, não precisando passar por testes de controle de qualidade e eficácia antes de serem utilizadas.
Verdadeiro
Falso
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Resposta:
a v
b f
d v
eu ja terminei isso
PanquecaSalgada:
Certinho, obrigada
falso
verdadeiro
verdadeiro
falso
Perguntas interessantes