Química, perguntado por elaineisa, 10 meses atrás

Em 2017, 4.518 municípios prestaram os serviços de coleta, tratamento e disposição final de 256.941 toneladas de resíduos de serviços de saúde (RSS), o equivalente a 1,2 kg por habitante/ano. A legislação aplicável estabelece que determinadas classes de RSS demandam o tratamento previamente à sua disposição final, no entanto, ainda cerca de 27,5% dos municípios brasileiros destinaram seus RSS sem declarar o tratamento prévio dado aos mesmos, o que contraria as normas vigentes e apresenta riscos diretos aos trabalhadores, à saúde pública e ao meio ambiente. No gráfico a seguir é apresentado o destino final dos RSS coletados pelos municípios brasileiros em 2017.

Imagem em anexo

(*) Outros: compreende a destinação se tratamento prévio, em aterros, valas sépticas, lixões etc.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EMPRESAS DE LIMPEZA PÚBLICA E RESÍDUOS ESPECIAIS. Panorama dos resíduos sólidos no Brasil 2017. 2018.

Considerando o tratamento e o destino final dos RSS, conforme ilustrado no gráfico, analise as afirmativas seguintes.

I. O tratamento dos RSS por incineração é o mais utilizado pelos municípios brasileiros, pois reduz o volume de rejeito a ser destinado aos aterros sanitários.
II. A destinação de RSS para lixões representa a segunda opção mais utilizada para tratamento desses resíduos, atendendo as diretrizes estabelecidas na Política Nacional de Resíduos Sólidos, instituída pela Lei nº 12.305/2010.
III. Os sistemas de tratamento e disposição final de resíduos de RSS devem estar licenciados pelo órgão ambiental competente para fins de funcionamento e submetidos a monitoramento de acordo com parâmetros e periodicidade definidos no licenciamento.

É correto o que se afirma em:

Alternativa 1:
I, apenas.

Alternativa 2:
II, apenas.

Alternativa 3:
III, apenas.

Alternativa 4:
I e III, apenas.

Alternativa 5:
I, II e III.

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por shaimoom
3

Resposta:

alternativa 4

Explicação:

A alternativa 1 é comprovada pelo gráfico no aspecto quantitativo e tem coerência com o fato de que o lixo incinerado reduz drasticamente o volume do mesmo. A  alternativa 2 não é coerente com o gráfico e o destino do RSS em lixões contraria a legislação pois não há tratamento prévio. A alternativa 3 está correta pois deve haver licenciamento e controle dos sistemas de tratamento e disposição final dos RSS


masinho188: qual a resposta correta mesmo
Respondido por raphaelrv
1

Resposta:

Alternativa 4: I e III, apenas.

Explicação:

Perguntas interessantes