Química, perguntado por FelpsAjuda, 1 ano atrás

Em 2015, pesquisadores comprimiram o gás sulfeto de hidrogênio (H2S) em uma bigorna de diamantes até 1,6 milhão de vezes à pressão atmosférica, o suficiente para que sua resistência à passagem da corrente elétrica desaparecesse a -69,5ºC. A experiência bateu o recorde de "supercondutor de alta temperatura" que era -110ºC, obtido com materiais cerâmicos complexos.

Assinale a afirmação abaixo que justifica corretamente o fato de o sulfeto de hidrogênio ser um gás na temperatura ambiente e pressão atmosférica, e a água ser líquida nas mesmas condições.

A
O sulfeto de hidrogênio tem uma massa molar maior que a da água.

B
O sulfeto de hidrogênio tem uma geometria molecular linear, enquanto a água tem uma geometria molecular angular.

C
O sulfeto de hidrogênio é mais ácido que a água.

D
A ligação S-H é mais forte que a ligação O-H.

E
A força intermolecular realizada pelo sulfeto de hidrogênio é mais fraca do que a realizada pela água.

Soluções para a tarefa

Respondido por biaams2013
3
A H2O, quando comparada a outros hidretos formados por elementos do grupo 16, como o H2S e H2Se, apresenta um comportamento anômalo em termos de ponto de ebulição e fusão.


Isso é resultado das fortes interações intermoleculares que ocorrem entre as moléculas de água devido às ligações de hidrogênio. 


A ligação de H ocorre devido à diferença de eletronegatividade entre o átomo de O e os átomos de H. O átomo de O atrai a nuvem eletrônica da ligação para si e os átomos de H ficam deficientes em elétrons, adquirindo carga parcial positiva. Assim eles se atraem pelo átomo de H de outra molécula de água. Cada molécula de água pode participar de 4 ligações de H o que lhe conferem alta coesão molecular. 


O H2S, diferentemente da água, não efetua ligações de H, não tendo a mesma coesão molecular que ocorre entre as moléculas de H2S.


Resposta: E.
Perguntas interessantes