Informática, perguntado por igormatthew, 7 meses atrás

Em 2015, a Google lançou o Google Photos, um serviço de compartilhamento e armazenamento que agrupa fotos semelhantes em um mesmo álbum a partir da criação de tags, o problema foi quando no reconhecimento de pessoas negras, a tag de identificação criada de forma automática foi “gorila”. Tay, a inteligência artificial projetada pela Microsoft em 2016, com o intuito de conversar com as pessoas via Twitter, teve uma “vida” curta. Foram necessárias apenas 24 horas para que a robô, que aprendia à medida em que se relacionava com os humanos, formasse um “caráter” nazista, pornográfico, racista e sexista. Apesar de ter aprendido tais valores com os internautas, ela não possuía capacidade analítica para qualquer julgamento cognitivo a respeito do que absorvia.


OLHAR DIGITAL. Ética na tecnologia: a critérios de que(m) e para que(m)?. Disponível em: Acesso em: 15 maio 2021.


Os algoritmos que são tão caros às operações no ciberespaço apresentam um histórico problemático que nos leva a refletir sobre a ética nas interações realizadas nesse contexto. Considerando as informações apresentadas, analise as afirmações a seguir.


I. Os criadores dos algoritmos não são responsáveis pelo viés problemático que esses elementos possam vir a assumir após seu uso pelas mãos humanas.
II. O caso de Tay nos mostra a importância da preservação das liberdades individuais, sobretudo a liberdade de expressão e livre pensamento, no contexto do ciberespaço.
III. É preciso haver investimentos em estratégias e recursos que possam evitar que os algoritmos possam assumir posições contrárias aos direitos humanos.


É correto o que se afirma em

Alternativas
Alternativa 1:
I, apenas.

Alternativa 2:
II, apenas.

Alternativa 3:
III, apenas.

Alternativa 4:
I e II, apenas.

Alternativa 5:
I e III, apenas.


RodrigoAlencar: III

Soluções para a tarefa

Respondido por renatinhahorst2019
35

Resposta: alternativa 5

Respondido por rossijp
26

Resposta:

III, apenas.

Explicação:

I. Os criadores dos algoritmos não são responsáveis pelo viés problemático que esses elementos possam vir a assumir após seu uso pelas mãos humanas. Falso. (Tanto são responsáveis, como no texto mostra que os algoritmos devem ser revistos e melhorados);

II. O caso de Tay nos mostra a importância da preservação das liberdades individuais, sobretudo a liberdade de expressão e livre pensamento, no contexto do ciberespaço. Falso. (Liberdade de expressão não é absoluta);

III. É preciso haver investimentos em estratégias e recursos que possam evitar que os algoritmos possam assumir posições contrárias aos direitos humanos. Verdadeiro. (É necessário haver ética cibernética).


guilhermesanfelix: Concordo
Perguntas interessantes