Em 2014 autores como VENTURINI, G. e TORINI, D. em seus escritos evidenciaram que a crise global de emprego, presente em diferentes países, inclusive no Brasil, agravou a vulnerabilidade dos jovens em relação ao aumento do desemprego, subemprego e condições precárias de inserção no mercado de trabalho, aos empregos de menor qualidade para aqueles que encontram trabalho e maior desigualdade no mercado de trabalho entre os diferentes grupos de jovens. Além das transições da escola para o trabalho mais longas e inseguras e dos afastamentos prolongados do mercado de trabalho.
Fonte: Adaptado do ENADE 2015. VENTURINI,G.; TORINI,D. Transições da escola para o mercado de trabalho de mulheres e homens jovens no Brasil. Genebra:Organização Internacional do Trabalho, 2014.
Diante do exposto, é possível considerar e pensar que:
I. Devido às mudanças ocorridas após a revolução industrial, as atitudes e comportamentos de carreira têm mudado constantemente. A sociedade e o mercado de trabalho estão expostos a constantes mudanças tecnológicas, sociais, culturais e organizacionais que alinhadas a expressiva globalização dos mercados têm tornado as organizações e o mercado de trabalho cada vez mais complexos.
II. Frente às constantes mudanças, as pessoas têm buscado estruturar a gestão de sua carreira com base em fatores internos, com muito mais mobilidade e busca por autocapacitação.
III. Devido às complexas mudanças globais e à instabilidade dos mercados de trabalho, a concepção de carreira tradicional tem sido contestada.
IV. Os novos tempos corporativos requerem da pessoa a capacidade de fazer escolhas e de se autogerir e a maioria está despreparada para desempenhar essas funções eficazmente, deixando que os empregadores ou tomadores de serviços conduzam suas carreiras.
V. A escolha por uma carreira sem fronteiras é uma saída interessante, já que ela exige uma relação negociável, onde acontece uma troca do trabalho por uma remuneração adequada, nessa perspectiva a ideia de sucesso profissional está mais ligada a critérios pessoais. O profissional se identifica mais com o próprio trabalho e com sua profissão e menos com o empregador/empresa, esse tipo de carreira trouxe mais segurança e estabilidade para os profissionais.
Assinale a alternativa certa, quanto a veracidade das assertivas (V-verdadeira e F -falsa):
A)
I-F, II-V, III-V, IV-F, V-F
B)
I-V, II-F, III-V, IV-F, V-V
C)
I-V, II-V- III-F, IV-V, V-V
D)
I-V, II-V, III-V, IV-V, V-F
E)
I-F, II-F, III-F, IV-F, V-V
Soluções para a tarefa
Respondido por
17
Resposta:
B) I-V, II-F, III-V, IV-F, V-V
Explicação:
ligmiguel:
Tá certa?
Respondido por
4
Resposta:
B) I-V, II-F, III-V, IV-F, V-V
Explicação:
confia
Perguntas interessantes