Em 2013 uma unidade de uma grande rede de lojas de departamentos foi condenada a pagar R$ 20 mil para uma auxiliar administrativa como indenização por danos morais, pois, conforme ficou comprovado, durante dois anos ela era diariamente humilhada por uma de suas superiores, que a chamava de "retardada”, “incompetente” , “burra” e também a ofendia com expressões chulas. Outra superiora sua se referia a todas as funcionárias como “porcas”, além de também ofendê-las com palavrões. Embora a empresa tenha recorrido, alegando ser do caráter das funcionárias esta atitude e que havia tomado as providências administrativas, a justiça indeferiu e a considerou culpada.
Para evitar este tipo de situação as empresas devem sempre primar pela ética referente aos colaboradores. Que medidas podem ser adotadas para tal?
A Cumprir a lei, garantir a liberdade de seus funcionários, não permitir abusos e assédios, não permitir discriminações e preconceitos, garantir saúde e segurança no ambiente de trabalho.
B Cumprir a lei, manter uma liberdade vigiada de seus funcionários, não permitir abusos e assédios, não permitir discriminações e preconceitos, garantir saúde e segurança no ambiente de trabalho.
C Cumprir a lei, garantir a liberdade de seus funcionários, permitir abusos e assédios apenas para cumprimento de metas, não permitir discriminações e preconceitos, garantir saúde e segurança no ambiente de trabalho.
D Cumprir a lei, garantir a liberdade de seus funcionários, não permitir abusos e assédios, permitir discriminações e preconceitos apenas em casos específicos, garantir saúde e segurança no ambiente de trabalho.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A) Cumprir a lei, garantir a liberdade de seus funcionários, não permitir abusos e assédios, não permitir discriminações e preconceitos, garantir saúde e segurança no ambiente de trabalho.
A) Cumprir a lei, garantir a liberdade de seus funcionários, não permitir abusos e assédios, não permitir discriminações e preconceitos, garantir saúde e segurança no ambiente de trabalho.
Considerando o caso exposto no enunciado, as ações necessárias para que tal situação não ocorra mais com as empresas ou organizações devem apresentar a finalidade de sempre prezar pela ética de seus colaboradores.
Algumas das principais ações que podem ser adotadas diz respeito ao cumprimento da lei, a garantia de liberdade para os funcionários e colaboradores, a proibição de abusos e assédios e de discriminações e preconceitos.
Bons estudos!