Geografia, perguntado por JuhWalk, 10 meses atrás

Em 2011, o instituto Geográfico Nacional, órgão oficial do governo argentino, propôs um novo mapa oficial daquele país. Essa representação cartográfica é objeto de intenso debate público. Nele, vemos a inclusão das ilhas Malvinas, Georgia do sil e Samdwich como parte do território argentino, apesar de essas ilhas estarem sob o domínio britânico. Também foi incluída uma porção do continente antártico reivindicada pela Argentina, o que dá o país um carácter "bicontinetal". A área da Antártida foi representada na mesma proporção que o seu território sul - americano, o que amplia seu tamanho em relação ao que seria representado se a projetação fosse matida. Com base nessas informações, reflita e responda: de que maneira o novo mapa da República Argentina é representativo das intecionalidades históricas e culturais da produção cartográficas ?

Soluções para a tarefa

Respondido por Diehgo
21
As produções cartográficas sempre seguiram determinados critérios de cunho ideológico, religioso, político ou cultural, como é o caso da Europa sempre ser estar no centro-superior dos mapas. 

Ao apresentar dados de que territórios que sequer são seus, como o território antártico, a Argentina quer informar sobre sua intenção política de colocá-la como soberana daquela área do mapa através do costume -- futuramente poderão dizer "costumeiramente/culturalmente, o território antártico e as ilhas de posse britânica eram retratadas como argentinas", o que pode dificultar para a Inglaterra sobre sua posse, quanto pode facilitar para a Argentina a reivindicação de parte do Continente Gelado --. 
Perguntas interessantes