História, perguntado por fernanda181920, 6 meses atrás

Em 2008, vinte anos após o lançamento de seu livro 1968: o ano que não terminou, Zuenir Ventura lançou 1968: o que fizemos de nós. Neste livro, o autor pergunta:"1968 terminou ou não terminou? Que balanço se pode fazer hoje de um ano tão carregado de ambições e de sonhos? O que restou de tantos ideais? Muitos países que viveram a experiência estão tentando avaliar o seu legado... O que foi feito dessa herança? "VENTURA, Zuenir, 1968: o que fizemos de nós. São Paulo: Editora Planeta do Brasil. 2008. p. 11 (adaptado). O ano de 1968 continua sendo lembrado pelas intensas manifestações políticas e culturais que ocorreram em diferentes países e continentes. São acontecimentos marcantes daquele ano: * 150 pontos


a) as greves de operários no ABC paulista contra a política salarial do governo militar; as manifestações simultâneas de nações indígenas na América Latina, EUA e Canadá por direitos civis; a invasão da Polônia pelas tropas soviéticas para pôr fim num governo antistalinista.


b) as grandes manifestações patrióticas nos EUA em apoio à Guerra do Vietnã; os primeiros movimentos de independência bem-sucedidos da Índia e do Paquistão; o início do processo de abertura democrática no Brasil, com o General Ernesto Geisel.

c) os movimentos políticos pela redemocratização dos países do Cone Sul; as ações militares dos Estados Unidos em países africanos contra os avanços da União Soviética naquele continente; o fim da luta armada no Brasil com a prisão de todos os envolvidos na Guerrilha do Araguaia.

d) as manifestações estudantis na França e nos Estados Unidos contra o conservadorismo na política e na educação; a Primavera de Praga, que propunha reformas políticas e sociais na Tchecoslováquia; a volta das grandes manifestações de rua no Brasil, como a Passeata dos Cem Mil, no Rio de Janeiro.

e) todas as alternativas acima.

Soluções para a tarefa

Respondido por alvaro09y
85

Explicação:

LETRA D

O ano de 1968 ficou marcado por protestos contra a Guerra Vietnã nos Estados Unidos, além de protestos estudantis na França, por questões relacionadas ao conservadorismo daquela sociedade, e no Brasil, por conta da ditadura militar. A proposta de reforma política que acontecia na Checoslováquia ficou conhecida como Primavera de Praga.

Respondido por martinkoliveira
15

Os acontecimentos marcantes do ano de 1968 estão corretamente colocados na letra D) as manifestações estudantis na França e nos Estados Unidos contra o conservadorismo na política e na educação; a Primavera de Praga, que propunha reformas políticas e sociais na Tchecoslováquia; a volta das grandes manifestações de rua no Brasil, como a Passeata dos Cem Mil, no Rio de Janeiro.

O ano de 1968 é bastante conhecido e relembrado até os dias atuais por conta de que foi um ano muito agitado, onde aconteceram diversos fatos que impactaram o mundo como um todo.

Na França e nos Estados Unidos, os estudantes realizaram diversas manifestações em busca de seus direitos, indo em direção contrária ao conservadorismo existente na política e educação.

Também foi neste ano que ocorreu a Primavera de Praga, onde houve pressão da população da Checoslováquia por mudanças governamentais.

Além disso, houve a Passeata dos Cem Mil foi uma manifestação do povo brasileiro contra a ditadura militar. Os indivíduos que se fizeram presente no movimento eram contra a censura, a violência e a repressão.

Leia mais sobre a Passeata dos Cem Mil em:

https://brainly.com.br/tarefa/3087509

Anexos:
Perguntas interessantes