ENEM, perguntado por thaianinha9280, 11 meses atrás

Em 2008, o Instituto do Patrimônio Histórico ArtísticoNacional (IPHAN) reconheceu a capoeira como PatrimônioImaterial da Cultura Brasileira, por seu potencial catalisadore agregador de símbolos nos aspectos fundamentais davida (canto, luta, dança, jogo) e da cultura brasileira.Em 2010, o Estatuto da Igualdade Racial (EIR)destaca que "a capoeira é reconhecida como desporto decriação nacional nos termos do art. 217 da ConstituiçãoFederal". Primeiro parágrafo: "A atividade de capoeira seráreconhecida em todas as modalidades em que a capoeirase manifesta, seja como esporte, luta, dança ou música,sendo livre o exercício em todo o território nacional". Esegundo parágrafo: "É facultado o ensino da capoeira nasinstituições públicas e privadas pelos mestres tradicionais,pública e formalmente reconhecidos"De acordo com as ideias do texto acima, a adoção doensino e da prática da capoeira no currículo da escolabusca desenvolverI. práticas educacionais de maneira crítica econsciente, ao mesmo tempo em que aprofunda oconhecimento de uma produção cultural autêntica,acentuando suas raízes afro-brasileiras comoum dos elementos constitutivos da formação dohomem brasileiro.II. a diminuição dos espaços destinados àsmodalidades desportivas mais tradicionais naescola, uma vez que, por meio da capoeira,desenvolvem-se arte, música, movimento edesporto.III. o confronto da cultura escolar com a cultura popularafro-brasileira, já que, com o passar do tempo,corporeidade e espiritualidade ganham espaço naquestão do trato com o tema capoeira, tensionandoos limites da escola e da cultura escolar.IV. o caráter interdisciplinar do planejamento e docurrículo escolar, já que a capoeira privilegia,ao mesmo tempo, ludicidade, corporeidade ediferentes linguagens artístico-culturais.É correto apenas o que se afirma emA II.B III.C I e II.D I e IV.E III e IV.

#ENADE

Soluções para a tarefa

Respondido por viniciusrm19
4

D I e IV;

O texto procura destacar a importância da conscientização e exposição de diferentes práticas culturais, como a capoeira, no currículo nacional, como forma de permitir aos estudantes estudar formas de patrimônio cultural material e imaterial.

Diante disso, trata-se de uma forma eficiente de promover a conscientização sobre esta temática, além de ser capaz de evitar práticas de preconceito e discriminação, de uma forma geral.

Perguntas interessantes