Português, perguntado por beasch357, 11 meses atrás

Em 2008, ladrões invadiram durante a noite uma agência bancária em Três Lagoas, no Estado do Mato Grosso do Sul, e levaram R$ 160 mil. Pela manhã os funcionários encontraram um recado escrito a mão com os dizeres: "cem arma, cem drogas, cem violência -- agradecemos a preferencia e acima de tudo nossa percistencia -- é nois". No recado dos ladrões, entre outros desvios em relação à norma-padrão, encontramos alguns problemas ortográficos. a)reescreva a mensagem, corrigindo os problemas ortográficos. b)que diferença de sentido há entre cem e sem? c)troque ideias com os colegas: O trecho da mensagem -- agradecemos a preferencia e acima de tudo nossa percistencia -- apresenta coerência? Por quê? d)a expressão "é nois" pertence à gíria. Qual o sentido dela no contexto?

Soluções para a tarefa

Respondido por jalves26
396

a) "Sem arma, sem drogas, sem violência -- agradecemos a preferência e, acima de tudo, nossa persistência -- somos nós."


b) "Cem" é um numeral que representa 1 centena (100 unidades).

"Sem" é uma preposição que tem o sentido de ausência, falta.


c) Não, o trecho é incoerente, pois como alguém pode ser grato a si mesmo? Gratidão é algo que temos por outra pessoa, não por nós mesmos.


d) "É nóis" tem o sentido de exaltação do grupo. O bandido queria demonstrar elogio pelos seus companheiros de equipe.

Perguntas interessantes