Ed. Técnica, perguntado por edivaldodjsantos, 3 meses atrás

Em 2007 foi produzido o relatório do clima, que demonstra os efeitos desastrosos da ação produzida pelo homem e apresenta dados preocupantes sobre as mudanças climáticas no planeta. Segundo o relatório, o cenário mundial vem sendo alterado pelas mudanças climáticas e a população mundial terá dificuldades para se adaptar a ele. Determinado empreendedor requereu ao órgão ambiental competente licença ambiental para indústria geradora de significativa poluição atmosférica, que seria instalada em zona industrial que, contudo, já está saturada. (GONÇALVES, 2022, p. 34) Sobre o tema analise a questão sobre POLUIÇÃO: João dos Santos, empreendedor, requereu ao órgão ambiental competente licença ambiental para indústria geradora de significativa poluição atmosférica, que seria instalada em zona industrial que, contudo, já está saturada. Após a análise técnica necessária, feita com base nos riscos e impactos já de antemão conhecidos em razão de certeza científica, concluiu-se que os impactos negativos decorrentes da atividade não poderiam sequer ser mitigados diante da sinergia e cumulatividades com as atividades das demais fábricas já existentes na localidade. Assim, o órgão ambiental indeferiu o pedido de licença, com objetivo de impedir a ocorrência de danos ambientais, já que sabidamente a atividade comprometeria a capacidade de suporte dos ecossistemas locais. ​Os princípios em matéria de Direito Ambiental são muito importantes para o desenvolvimento da área, tendo em vista que seu embasamento teórico surge a partir das conferências internacionais de proteção ao meio ambiente, que consagram, em suas respectivas partes dispositivas, a principiologia que norteará a própria elaboração da matéria ambiental. Princípios são linhas mestras, são as diretrizes que apontam os rumos a serem seguidos pela sociedade e pelos poderes constituídos. Princípios são mandamentos de um sistema jurídico e conhecê-los é a condição para se chegar a um raciocínio d

Soluções para a tarefa

Respondido por mariliahortencia8
0

Em relação a questão sobre poluição, o Princípio do Direito Ambiental utilizado no caso foi o princípio da prevenção.

Princípio da prevenção no direito ambiental

O princípio da prevenção exige supervisão e ação constantes dos governos e das sociedades para evitar a degradação ambiental.

O princípio da precaução tem por finalidade agir ou omitir para evitar eventos previsíveis. Esse princípio da precaução, por outro lado, visa gerenciar riscos que são basicamente improváveis ​​de ocorrer.

Esse princípio foi estabelecido no Princípio 7 da Declaração da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, de 1972.

Entenda mais sobre Princípio da prevenção no direito ambiental em:

#SPJ1

Anexos:
Perguntas interessantes