Em 2006, após a discussão e contribuição de pesquisadores e diversas entidades representativas, o MEC lançou o documento Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil – volume 1 e 2, por meio do qual se estabeleceu que as secretarias municipais e estaduais de educação tivessem uma orientação para suas políticas quanto a elaboração de metas, planos e programas de acompanhamento para a melhoria da qualidade na educação infantil.
Além deste documento, temos o Plano Nacional de Educação - PNE (2014-2024), que estabelece metas para a educação básica, dentre elas, a META 1 - “Universalizar, até 2016, a educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 (quatro) a 5 (cinco) anos de idade e ampliar a oferta de educação infantil em creches de forma a atender, no mínimo, 50% (cinquenta por cento) das crianças de até 3 (três) anos até o final da vigência deste PNE (BRASIL, 2014)”.
O objetivo de levantar informações para um diagnóstico da educação nacional é conhecer sua realidade, elaborar panoramas, diagnósticos e análises da situação atual do sistema educacional brasileiro, com a utilização desses documentos. Assim, estas informações e diagnóstico servem como ponto de partida para subsidiar o planejamento, a definição, a implementação e o monitoramento de políticas públicas na área da Educação. Sendo assim, criamos uma situação problema:
Você é um docente da Educação Infantil (etapa I e II), na rede Municipal de Educação, em uma cidade hipotética. Nesta cidade, você faz parte do Conselho Municipal de Educação, este órgão tem como principal objetivo propor diretrizes, fiscalizar, controlar e deliberar sobre as políticas públicas municipais. Em uma reunião deste conselho foram debatidos os alguns problemas da educação infantil no município, tais como:
- Falta de vagas para alunos da educação infantil.
- O quadro de professores das escolas infantis tem diminuído devido a aposentadoria de profissionais.
- A infraestrutura preocupante em algumas salas de aula.
- Falta de formação continuada para professores.
- Entre outros.
luanalua8866:
Eu como faço pra ter
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
O texto do enunciado mostra uma situação em que você é gestor de educação de uma cidade e deverá apresentar as diversas formas de problemas existentes nela com relação à educação.
Importante notar que nesse caso você deverá analisar diversos fatores como o currículo escolar, o atendimento as normas da educação brasileira, os livros didáticos, dentre outros.
Veja que tal fator é de fundamental importância para possibilitar o melhor aproveitamento da educação na cidade.
Espero ter ajudado!
Respondido por
0
A educação infantil em foco
A partir da análise dos problemas debatidos em reunião é preciso defini algumas metas essenciais para a educação que envolvem:
- Organizar uma visita nas escolas a fim de identificar os problemas estruturais e também a disposição do espaço para as crianças, pois a educação infantil possui um número apropriado para um certo espaço;
- Identificar como é realizada as matriculas na educação infantil, sendo que quando não há vaga a lei determina que essas crianças possam ser assistidas pelas escolas particulares que possuem convênio com o munícipio;
- Os profissionais da educação necessitam de formação, sendo assim, organizar cursos, mesmo EAD, para que esses professores possam ser qualificados. O avamec oferece uma enorme variedade de cursos preparatórios para os professores;
- Um estudo sobre a BNCC pode ser realizado nas formações que ocorrem na escola, oportunizando os professores a discutirem sobre os conteúdos e métodos de ensino.
- Quanto ao quadro de professores, deve haver um diálogo com a prefeitura a respeito do assunto, a fim de traçar um plano para superar este entrave.
Saiba mais sobre a educação infantil em:
https://brainly.com.br/tarefa/34601834
Anexos:
Perguntas interessantes
Geografia,
6 meses atrás
Matemática,
6 meses atrás
Matemática,
6 meses atrás
Espanhol,
7 meses atrás
História,
7 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
Química,
11 meses atrás