Em 2005, o IPHAN, no âmbito do “Programa Monumenta”, elaborou um Manual de apresentação de projetos, com o intuito de auxiliar os profissionais que se dedicam à elaboração de projetos voltados para a preservação de bens culturais. Esse manual contém todas as informações mínimas necessárias que devem estar contidas nos projetos, para que eles respeitem os valores estéticos e culturais dos bens, com o mínimo de interferência na autenticidade do mesmo, inclusive em relação ao entorno. Sobre a mínima interferência na autenticidade de uma edificação histórica, podemos afirmar que: Escolha uma:
a. A autenticidade histórica permeia todos os aspectos associados ao bem, de modo que todas as intervenções ou acréscimos devem reproduzir fielmente os materiais, técnicas construtivas, aspectos estéticos e espaciais originais do edifício.
b. A preservação da autenticidade do espaço envolvente implica no entendimento do bem de uma forma isolada, independente do entorno urbano.
c. Garantir a autenticidade dos materiais implica na manutenção da menor quantidade possível de materiais originais, de modo a evitar falsificações de caráter artístico e histórico.
d. Na impossibilidade da manutenção dos materiais originais, deverão ser utilizados outros compatíveis com os existentes, em suas características físicas, químicas e mecânicas e aspectos de cor e textura sem, no entanto, serem confundidos entre si.
e. A discussão acerca da preservação da autenticidade do bem é exclusiva da normativa do IPHAN, que vai em direção oposta aos documentos internacionais, como as cartas patrimoniais.
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Na impossibilidade da manutenção dos materiais originais, deverão ser utilizados outros compatíveis com os existentes, em suas características físicas, químicas e mecânicas e aspectos de cor e textura sem, no entanto, serem confundidos entre si.
FabricioChermont:
Valeu coisa fofa <3
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2
Resposta:
D
Explicação:
Na impossibilidade da manutenção dos materiais originais, deverão ser utilizados outros compatíveis com os existentes, em suas características físicas, químicas e mecânicas e aspectos de cor e textura sem, no entanto, serem confundidos entre si.
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