Filosofia, perguntado por igor14dantas, 11 meses atrás

Em 2003, o instituto de pesquisa Peus Research Center constatou que 80% dos brasileiros afirmavam ser necessario crer em Deus para ser uma pessoa moral, enquanto apenas 13% dos franceses compartilham da mesma, opinião. A partir da perspectiva Nietzscheana posicione-se sobre o conteudo da pesquisa.

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
4

Para Nietzsche a moral se divide em dois tipos: existe a moral dos senhores, dos nobres, e a moral dos escravos, dos ressentidos.


Nietzsche, para ilustrar isto, usa o exemplo de lobos e ovelhas: os lobos e as ovelhas possuem visões de mundo totalmente diferentes. Os lobos consomem as ovelhas pois isto é típico da sua natureza enquanto que as ovelhas, ressentidas, culpam os lobos por agirem como agem e os taxam malignos, quando, na verdade, apenas agem de acordo com a moral dos senhores, e não a moral dos escravos.


Nietzsche afirmava que o cristianismo era o ápice da moral dos escravos e da moral do ressentido, representando um enfraquecimento dos sujeitos que a adotavam, que passavam a considerar como malignos e terríveis os impulsos humanos mais genuínos e fortes, de modo que, na perspectiva de Nietzsche, os brasileiros adotam uma moral muito inferior à dos franceses, pois julgam necessária a submissão a uma força mitológica para constituir a moral quando a moral pode ser melhor constituída pela valorização das características próprias dos humanos.

Perguntas interessantes