Administração, perguntado por alinecrs7791, 5 meses atrás

Em 2002, com os escândalos contábeis nos Estados Unidos da América (EUA), da ENRON (5a maior empresa) e WorldCom (2a maior empresa de telefonia), foi editada naquele país a Lei SARBANES-OXLEY (SOX), com o principal objetivo de restabelecer a credibilidade e a confiança no mercado, lei essa que se expandiu por praticamente todo o mundo. No Brasil, até antes da SOX, já existia, desde novembro de1995, um organismo privado, com o objetivo de colaborar com a qualidade da alta gestão das organizações brasileiras e que, em 1999, passou a ser denominado Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC). Mantendo pesquisadores e especialistas atentos às mudanças da gestão empresarial, editou o Código das Melhores Práticas de Governança Corporativa, balizador das práticas disseminadas por ele. Segundo o IBGC, as boas práticas da governança corporativa no Brasil avançaram com o processo de privatização e desregulamentação da economia brasileira, acelerando o processo quando os investidores institucionais passaram a

Soluções para a tarefa

Respondido por winnyfernandes
0

As mudanças na regulamentação de boas práticas de governança corporativa aceleraram com o comparecimento dos investidores institucionais nas Assembleias Gerais para participar do processo de votação. Sendo assim, a alternativa correta é a letra B.

O que é governança corporativa?

É um sistema de processos, costumes e regulamentos que as empresas adotam para que haja equilíbrio e alinhamento entre os interesses e boas práticas.

Possui quatro princípios básicos, são eles:

  • Equidade
  • Prestação de contas
  • Responsabilidade corporativa
  • Transparência

Complementando a questão com as alternativas que faltam:

A. centralizar o poder de oligopólios brasileiros de administração familiar.

B. comparecer nas Assembleias Gerais e exercer o direito de voto.

C. concentrar o controle acionário das companhias já privatizadas.

D. fazer parte das empresas para concentrar poder e controle acionário.

E. fiscalizar a gestão das companhias investidas a longa distância.

Saiba mais sobre governança corporativa:

brainly.com.br/tarefa/49740476

#SPJ1

Anexos:
Perguntas interessantes