Em 2002, a canção "Diariamente", composta pelo músico Nando Reis, fez muito sucesso na voz da cantora Mari- sa Monte. Uma das estrofes que compõem a letra dessa canção diz: "Para fazer uma touca: bobs Para beber uma coca: drops Para ferver uma sopa: graus Para a luz lá na roça: duzentos e vinte volts" Valendo-se de licença poética, o autor afi rma que são ne- cessários "graus" para ferver uma sopa. É possível que, ao empregar o termo "graus", o autor tenha feito uma alusão à grandeza temperatura. No verso seguinte, ele associa "luz lá na roça" com "duzentos e vinte volts". Com relação aos versos citados, assinale a afi rmação cor- reta. A) A unidade "volts" se refere à corrente elétrica que atravessa as lâmpadas. B) Assumindo que o termo "graus" seja uma referência à temperatura, o autor equivoca-se quanto à unidade da grandeza responsável por colocar a água em fervura. C) Na realidade, faz mais sentido interpretar o termo "graus", utilizado nessa estrofe, como unidade de me- dida de ângulo. D) No lugar de volts, o autor poderia utilizar "watts", pois ambas são unidades diferentes associadas à mes- ma grandeza física. E) A associação do número "duzentos e vinte" à unidade volts revela que a luz, na roça, é mais intensa do que nas cidades.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
A alternativa correta é a letra D). O desenvolvimento desse tipo de estudo é bastante importante de modo que possamos então ter ciência do real uso das unidades de medida, na utilização de volts para se referir à quantidade de luz, não está totalmente correta, por isso, utilizando Watts, estamos nos referindo à potência dissipada pela lâmpada, o que é mais correto.
O estudo das diferentes unidades de medida é essencial para que possamos ter de fato compreender o seu uso nas aplicações físicas.
Perguntas interessantes
Matemática,
7 meses atrás
Geografia,
7 meses atrás
Física,
7 meses atrás
ENEM,
10 meses atrás
ENEM,
10 meses atrás
Ed. Física,
1 ano atrás
Biologia,
1 ano atrás