Em 2001, o mundo empresarial assistiu ao escândalo vivenciado pela Enron, uma gigante americana de energia que entrou em concordata após denúncias de fraudes contábeis e fiscais. Durante as investigações, foi comprovado o envolvimento de inúmeras pessoas, desde executivos até instituições financeiras e escritórios de advocacia. Em 2002, no rastro desse escândalo, foi criada a Lei Sarbanes-Oxley. É correto afirmar que a Lei Sarbanes-Oxley:
Soluções para a tarefa
Os escândalos envolvendo essa grande companhia do setor de energia desatou uma onda de discussões no congresso americano sobre mecanismos que poderiam evitar esquemas de corrupção, levando à aprovação em 2002, da Lei Sarbanes-Oxley.
A lei, conhecida como SOX, determina que as empresas tem a obrigação de criar sistemas e mecanismos de auditoria e de segurança, que visem evitar esquemas de corrupção e fraude envolvendo principalmente altos executivos e dirigentes das empresas.
Resposta:
Implementar reformas que garantam a governança corporativa e a divulgação de informações contábeis confiáveis ao público interessado.
Explicação:
A alternativa "Implementar reformas que garantam a governança corporativa e a divulgação de informações contábeis confiáveis ao público interessado" está correta. Alternativa "Determinar que, dentro de sua administração, a empresa tentará alcançar o controle dos seus processos" é incorreta, pois não tentará alcançar e sim DEVE alcançar.
Alternativa "Tornar a alta administração inimputável, em especial os diretores executivo e financeiro, por eventuais fraudes na empresa" é incorreta, pois não tornar a alta administração inimputável alcançar e sim RESPONSABILIZA a alta administração.
Alternativa "Garantir o trânsito de informações de mercado, apenas os diretores executivo e financeiro" é incorreta, pois a informação não deve ser restrita.
Alternativa "Evidenciar em auditoria, por meio de seleção viesada, que os seus processos estão sendo executados conforme planejado" é incorreta, pois não deve utilizar seleção viesada e sim AMOSTRAGEM ALEATÓRIA E MECANISMOS CONFIÁVEIS.