Biologia, perguntado por evellynlopes4932, 1 ano atrás

Em 2000, durante pesquisa sobre a Achatina spp, uma das espécies do escargot, um pesquisador se feriu. Aproveitou-se o acidente para testar a propriedade cicatrizante do muco do animal, aplicando-o sobre o ferimento. Em 2010, uma década depois, em função de uma nova pesquisa, aplicou-se o muco sobre mamas de vacas, antes e depois da ordenha, constatando-se que, além de cicatrizante, o muco elimina agentes infecciosos e hidrata, pois contém alantoína (C4H6N4O3). Sua fórmula estrutural é a seguinte: Pode-se identificar na estrutura da alantoína a presença de (A) halogênio e função amida. (B) função cetona e função éster. (C) irbono sp3. (D) carbono sp e carbono sp3. (E) função cetona e anel aromático.

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por MarciaAguilar
8
Olá!


A alantonina apresenta quatro átomos de carbono, conforme indicado em sua fórmula química‎ de ‎C4H6N4O3. O carbono é tetravalente, ou seja, estabelece quatro ligações com outros átomos.


A hibridização do carbono pode ser sp3, sp2 ou sp. A sp3 ocorre quando as quatro ligações de carbono são do tipo sigma 
(σ), ou seja, existem apenas ligações simples. Na hibridização sp2 existe uma ligação dupla e duas simples. Assim, há uma ligação pi (π) e três ligações sigma (σ). Já na hibridização sp existem duas ligações pi (π) e duas sigma (σ), que podem se apresentar como duas ligações duplas ou uma ligação tripla e uma simples.


Para a molécula de alantonina, três carbonos apresentam uma ligação dupla e duas simples (formando o grupo amida), o que caracteriza hibridização sp2. Um carbono apresenta quatro ligações simples e, portanto, hibridização sp3.


Assim, pode-se identificar na estrutura da alantoína a presença de: Alternativa correta: (C) carbono sp2 e carbono sp3.


Espero ter ajudado!
Perguntas interessantes